Sódio

Páginas: 8 (1885 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
O homem no seu meio ambiente convive com inúmeras formas de vida. Os microrganismos ocupam lugar de destaque tanto pelos benefícios como pelos malefícios que proporcionam ao homem, sendo encontrados na natureza em abundância e variedade de formas. Para que os mesmos sejam cultivados artificialmente é necessário conhecer suas exigências nutricionais e suas condições físicas decrescimento, trabalhar com material esterilizado e obedecer as normas de prática asséptica.
Manobras assépticas são uma série de procedimentos executados de modo a evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por microrganismos indesejáveis. Partindo-se do princípio de que todos os materiais a serem utilizados devem estar minuciosamente limpos, ou seja, devem estar estéreis. As vidrariasutilizadas devem passar pela autoclavação, que é o aquecimento das mesmas em meio de maior pressão, temperatura e umidade, garantindo a eliminação de todas as formas de vida vegetativa ou esporulada presentes em qualquer material, que possam alterar o resultado da prática. O aparelho utilizado para a autoclavação é a autoclave, com a forma de uma panela de pressão muito grande e por isso, seumanuseio deve ser com cuidado e experiência, uma vez que seu mal uso pode causar graves acidentes.
A Vidraria de Laboratório em geral é utilizada em análises e experimentos científicos, nas áreas de química, física, biologia e farmacêutica, devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Muitas vidrarias de laboratório são produzidas em vidro de borosilicato,por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos reagentes químicos.

NORMAS DE SEGURANÇA E DE CONDUTA NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Uma vez que alguns microrganismos manipulados nas aulas práticas são patogênicos para o homem, é necessário respeitar determinadas regras para evitar contaminação pessoal.
A- EM RELAÇÃO À ROTINA NO LABORATÓRIO EM AULAPRÁTICA
1- Uso obrigatório de JALECO, CALÇA COMPRIDA E SAPATO FECHADO. O aluno pode ser convidado a se retirar caso não esteja vestido adequadamente. Portanto, nada de shorts, chinelos e sandálias abertas.   
2- Manter sempre os cabelos amarrados e protegidos por touca descartável.
3- Leve para o laboratório somente o essencial para o trabalho prático. Livros e outros objetos de uso pessoaldevem ficar guardado do lado de fora. Portanto, quando for para a aula prática, leve apenas o indispensável.
4- Não comer, beber ou fumar no laboratório, pois pode ser um meio de auto-contaminação, caso haja qualquer contaminação acidental de equipamentos e/ou instrumentos.
5- Não levar à boca o material de trabalho (lápis, canetas etc) e evitar colocar as mãos na boca, nos olhos e no nariz.
6-Lavar cuidadosamente as mãos antes e depois do trabalho prático.
7- Limpar as bancadas de trabalho com álcool 70% antes e depois do trabalho prático.
8- Transportar os meios de cultura nos suportes próprios.
9- Não pipetar produtos com a boca, usar sempre os dispositivos mecânicos.
10- Não levar o material usado nas aulas práticas para fora do laboratório.
11- Evitar a contaminação dasbancadas de trabalho, chão e cestos de papéis. O material contaminado nunca deve ser esquecido em locais desapropriados, nem colocado inadvertidamente em cima das bancadas de trabalho.
12- Colocar o material contaminado (pipetas, espátulas, lâminas e lamínulas) após a sua utilização em recipientes próprios contendo desinfetante.
13- Esterilizar no bico de Bunsen as alças e fios de platina antes e apósa sua utilização.
14- Relatar imediatamente ao professor qualquer acidente que provoque lesão corporal ou que origine derrame dos microrganismos para fora dos respectivos meios de cultura (Ele é a pessoa mais indicada para contornar a situação e não o colega ao lado).
15- No final da sessão, o local de trabalho deve ficar devidamente limpo e arrumado. Limpar a bancada com álcool 70%,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sódio
  • sódio
  • Sodio
  • Sodio
  • sodio
  • O sódio
  • Sódio
  • Sódio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!