Sódio

Páginas: 4 (967 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
INTRODUÇÃO


O Sódio é um elemento muito presente no cotidiano de todos os indivíduos. Ele pode ser encontrado em vários de tipos de alimento, e sua ingestão acaba se tornando frequente e muitasvezes excessiva.
Muitos indivíduos desconhecem o valor nutricional de diversos nutrientes, e isso pode trazer conseqüências ao seu organismo. Apesar de possuir importâncias para o funcionamento docorpo, o excesso do sódio no corpo é um exemplo de consequência da falta de controle na ingestão de nutrientes, por ele acarretar uma série de doenças.
A seguir será visto esse elemento maisaprofundado, a sua importância, o que ele provoca em um organismo e os cuidados que se deve ter ao ingeri-lo.

SÓDIO


O Elemento

O Sódio é um elemento de origem mineral, pertencente ao grupo dos metaisalcalinos da tabela periódica. Ele é encontrado em grande número nos mares.
Esse elemento tem a capacidade de formar outros sais minerais a partir de sua junção com demais elementos, tendo comoexemplo os mais usados no cotidiano: o cloreto de sódio(sal); iodeto de sódio (tratamento do bócio endêmico); sulfato de sódio (detergentes); bicarbonato de sódio (sais estomacais); nitrato de sódio(componente de dinamite), dentre muitos outros.
A presença deste elemento em quase todos os alimentos é abundante, e muitas vezes desconhecida, como acontece nos doces, refrigerantes e outros.IMPORTÂNCIA DO SÓDIO


O sódio é indispensável para a manutenção de funções vitais do organismo, pois desempenha equilíbrio aos fluidos (meio aquoso), controlando o volume de líquidos corporais detodas as células do corpo humano, através da bomba sódio-potássio (o sódio agindo com outro elemento importante para o organismo), e evita também desidratação; atua na transmissão de impulsos nervosos eritmo cardíaco, o que permite um funcionamento ideal do cérebro; influencia na contração e relaxamento dos músculos, no equilíbrio acidobásico e na absorção de nutrientes pelas células.
Ele ganha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sódio
  • sódio
  • Sodio
  • Sodio
  • sodio
  • O sódio
  • Sódio
  • Sódio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!