Sócrates

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
1) Pesquise sobre Sócrates e responda:
a) Quem foram os principais sofistas? Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias eIsócrates foram os mais importantes.
b) O que eles defendiam? Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavamutilidade nas pólis (cidades). Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão.
c) Em que eles sediferenciavam de Sócrates?
-O sofista é um professor ambulante. Sócrates é alguém ligado aos destinos de sua cidade.
-O sofista cobra para ensinar. Sócrates vive sua vida e essa confunde-se com a vidafilosófica: “ Filosofar não é profissão, é atividade do homem livre”.
-O sofista “sabe tudo” e transmite um saber pronto, sem crítica (que Platão identifica com uma mercadoria, que o sofista exibe evende). Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um.
- O sofista faz retórica (discurso deforma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos). Na retórica o ouvinte é levado por uma enxurrada de palavras que, se adequadamente compostas, persuadem semtransmitir conhecimento algum. Na dialética, que opera por perguntas e respostas, a pesquisa procede passo a passo e não é possível ir adiante sem deixar esclarecido o que ficou para trás.
- O sofistarefuta por refutar, para ganhar a disputa verbal. Sócrates refuta para purificar a alma de sua ignorância.

1) Sobre Sócrates, responda:
a) O que ele defendia? Defendia energicamente a necessidade ea possibilidade de conhecer a verdade. Amava-a acima de tudo e tomou como ocupação exclusiva da sua vida, ajudar a descobrir em cada homem a verdade que nele existia.  Mesmo sem salário e quase sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • socrates
  • socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!