Sócrates

Páginas: 4 (951 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
SÓCRATES

Sócrates um grande filósofo grego nascido em Atenas entre o anos de 469 a 470 a.C. e morreu em 399 a.C. com 71 anos. Seu pai era um escultor, especialista em entalhar colunas nostemplos, sua mãe uma parteira (ajuda em um parto). A família de Sócrates não era escrava, mas não possuíam também qualquer escravo que trabalhasse por eles, viviam por conta própria procurando por locaisonde precisassem de seu trabalho.
Sócrates não foi para a escola, nem aprendeu a ler, ou a escrever, embora tivesse algum dinheiro os professores eram caríssimos, chegou a fazer alguns cursos, comomúsica ou condicionamento físico.
Havia perto de Atenas um grande Oráculo, um local aonde as pessoas iam para fazer uma pergunta sobre o futuro. Era o Famoso Oráculo de Delfos, onde as sacerdotisas dodeus Apolo faziam adivinhações sobre o futuro. Um dia um grande amigo de Sócrates, ao chegar para fazer a pergunta, perguntou uma coisa não muito comum: "Eu quero saber quem é o homem mais inteligente detodo o mundo" e a resposta foi ainda mais inesperada: "O homem mais inteligente do mundo é o seu amigo, Sócrates”.
 Seu amigo logo o contou sobre a visão do Oráculo e a partir daí começou sua buscaatrás de conhecimento de vários professores e até mesmo aqueles bem caros. Mas só o que ele ouvia dos professores era tudo repetição do que ele já havia aprendido. Então ele foi atrás de alguém queele sabia ser mais inteligente do que ele. Seu pai.
Ficou então a observar seu pai entalhar a pedra e percebeu que aquilo era um trabalho repetitivo, que havia sido ensinado pelo seu pai e pelo seuavô e que nada havia de novo no que ele fazia.
Saiu ele então pela estrada a procurar homens sábios e tentar provar que ele não era o homem mais inteligente do mundo. 
Acabou convivendo com grandesfilósofos, e a cada vez que encontrava um deles um grupo de pessoas se aglomeravam em volta para ver o que conversavam e logo com suas perguntas de “por que”, “mas como”, “me prove”, acabavam por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • socrates
  • socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!