Sócrates e sua obediência às leis

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Questão: 
Construa um texto dissertativo sobre a questão da obediência às Leis, tendo como norte o exemplo socrático, para discutir os elementos axiológicos e teleológicos do Direito ateniense.Indicação de leitura: A Herança jurídico-filosófica de Sócrates e Críton.



Sócrates ao longo de sua jornada estabeleceu princípios que fizeram toda a diferença, desde a antiguidade até os diasatuais. Percebeu que a felicidade era conquistada por meio da realização do bem.
O principio da racionalidade de Sócrates, possibilitou ao homem ultrapassar o empirismo e o contingente, indo alémdos fins imediatos e mundanos estabelecidos pela Retórica e uma simples necessidade de conveniência e utilitarismo. Por sua vez, possibilitou o conhecimento do homem por ele mesmo, na conhecida frase:Conhece-te a ti mesmo estimulou o conhecimento e a reflexão que com este procedimento seria possível, observar o cenário de ilegalidade e injustiças presentes no seu cotidiano.
A maiêutica, conformea filosofia, com sua ironia e força de raciocínio almeja conquistar a verdade que não se parece em nada com a aparência. Este era o desejo de Sócrates.
A filosofia Socrática estimula à obediência asleis positivas, não afirmando que são perfeitas, ao cumprir expressamente as leis atenienses, mesmo sendo inocente, ele mostrou proteger uma ordem jurídica que era necessária para a sociedade.Afirmava que os juízes violavam as leis, dizendo isto, ele mostrou que obedecia não por que a lei era justa e sim por ser alguém repleto de virtudes e que pensava como sua atitude refletiria na sociedade.Quando Platão tenta convencer a Sócrates que ele poderia fugir da pena injusta que a ele foi imposta, o argumento utilizado por ele foi que havia uma autoridade que devia ser obedecida, além dedemonstrar que o Estado havia dado a ele tudo o que tinha, desde o seu casamento, filhos até o dia em que foi preso. Mesmo sabendo de sua inocência, escolheu morrer, refletindo que a lei deveria ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obediência as leis
  • Socrates ética educação, virtude e obediência
  • LEI ANTIFUMO E O COMPORTAMENTO ÉTICO Á SUA OBEDIENCIA
  • A obediência às Leis de Deus conduz a uma vida feliz
  • Ideias, teorias, e leis de Socrates, Alessandro G., Leonhand.
  • obediencia
  • A obediência a uma lei injusta e a desobediência civil na teoria da justiça de rawls
  • Obediencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!