Sócrates, paidéia e democracia grega

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 14 de março de 2012
Sócrates, filósofo Ateniense, nascido em 469 a.C. filho de um escultor e de uma parteira, ou seja, de família humilde, até hoje nos influencia com seus ideais filosóficos através dos quais trás a tona o questionamento sobre nossos valores e virtudes.

“Para Sócrates, a filosofia vem de dentro para fora e sua função é despertar o conhecimento, ou seja, o auto-conhecimento, pois a verdade estádentro de cada um. Para conhecer a si mesmo é preciso conhecer o outro. A alma do outro é como se fosse o espelho da própria alma”. (NEGREIROS, Fernanda. Sócrates. Disponível em http://www.coladaweb.com/filosofia/socrates, acesso em 23 de fevereiro de 2012 as 04:32h).

De acordo com o pensamento socrático, o homem é responsável por suas próprias atitudes e por suas omissões e deve buscar em seuinterior a verdade, o bem, a virtude e a justiça.
O Método Socrático consistia em “uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendoa pensar por si mesmo”. (Wikipédia, a enciclopédia livre. Método Socrático. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates, acesso em 23 de fevereiro de 2012 as 04:23h).

Atualmente o estudo sobre o método deste filósofo tem muito a nos oferecer, principalmente aos que, como eu, somos profissionais da área de Educação e fazemos parte de um seleto grupo (infelizmente esta ainda é umarealidade) dos que tem poder de efetuar transformação em nossa sociedade.

Devido as transformações sociais e econômicas ocorridas na Grécia, durante os séculos V e VI a.C., através das quais novos grupos sociais ligados a atividades comerciais foram surgindo e exigindo seu lugar e participação na vida política grega, surge um pensamento mais crítico em contraposição ao pensamentomítico-religioso focado na razão e que passa a ser denominado Paidéia.

A Paidéia buscava a formação do homem em esfera globalizada, ou seja, em âmbito político, social, cultural e educativo. Esta filosofia destaca o homem como ser racional e passa a atribuir a este uma identidade cultural e histórica.
Conforme LOBATO (2001, p.32),

O termo Paidéia não pode ser traduzido simplesmente como educação,significa muito mais que isso, significa também cultura, instrução e formação do homem grego. (...) Este termo passou a ser utilizado no século IV a.C., e nesta época significava apenas a criação dos meninos. Mas o seu significado se alargou e passou a designar também o conteúdo e o produto dessa educação. (...) a Paidéia é a busca do conhecimento do homem, de forma individual, para que este possainterferir na organização política e social da polis, a idéia principal é colocar o homem a par de todo conhecimento necessário para a harmonia consigo e com a comunidade ao seu redor. (LOBATO, Vivian da Silva. Revisitando a Educação na Grécia Antiga: A Paidéia. Trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia. UNAMA: BELÉM/PARÁ, 2001, p.39).

A Paidéia consistia em dar liberdade ao homem de pensar, dequestionar a si mesmo e a realidade que o cerca, tornando-o assim, capaz de entender o que é cidadania, respeito, direitos, ética, dentre outros conceitos fundamentais para a formação integral do cidadão verdadeiramente pleno e consciente de seus direitos e deveres numa sociedade democrática.

Com a decadência das polis no final do século IV a.C. a Paidéia adquire o sentido de “educação geral” epassa a objetivar a formação do homem culto em detrimento do aspecto físico e estético antes supervalorizado.

Percebemos, na atualidade que no Brasil ainda não superamos o caráter excludente da democracia grega. Basta um olhar mais atento a realidade de nosso povo, andarmos nas ruas com os olhos abertos, sem o pensamento hipócrita de que tudo está em ordem.

Como podemos falar em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paideia grega
  • PAIDEIA GREGA
  • Paideia Grega
  • Sócrates e a Paideia
  • Democracia grega
  • Democracia Grega
  • Democracia grega
  • Democracia Grega

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!