Síntese Tópicos em Hist

Páginas: 5 (1013 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2015
Do português clássico à expansão da língua portuguesa

O português clássico
A fase do português clássico engloba o período que vai de 1415 até 1572, coincidindo com o início das Grandes Navegações e culminando com a publicação do poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Esse período foi muito importante para a consolidação de uma língua literária de forte expressão, especialmente com oadvento da dinastia de Avis, ou melhor, com a chamada Ínclita Geração, onde os três filhos do rei Dom João I: Dom Duarte, Dom Pedro e Dom Henrique, os quais foram responsáveis por uma produção erudita e várias traduções dos clássicos de autores como Aristóteles, Cícero e Sêneca. A Universidade de Lisboa exerce, nessa época, um importante papel na produção e disseminação das letras, da gramática, dadialética e da retórica. Esses e outros fatores são responsáveis para o estabelecimento do português clássico ao longo do século XV, principalmente em virtude da produção renascentista, no qual a língua viria se consolidar e retomar vários aspectos do latim, indo na contramão das mudanças naturais do romance que ocorreram no período do português arcaico.
Com a independência de Portugal e odeslocamento da corte para o sul se dá a ruptura com o português arcaico, associada ao declínio da língua e cultura provençais em virtude das Cruzadas, causando uma mudança geral no panorama linguístico-literário em Portugal.
Por volta de 1500, Portugal já havia conquistado vários territórios e o contato com diferentes realidades exerce influencia na língua portuguesa, principalmente em relação aoléxico, que incorporou muitas palavras originarias das mais diversas partes do globo. Vale ressaltar que o processo de empréstimos não para e assim, o português também se enriqueceu de palavras provenientes de outras línguas europeias, como o francês, o italiano, o espanhol e o inglês, mais recentemente.
Dentre as muitas mudanças pelas quais passou o léxico, tem início um processo de regularização degêneros, de modo que vários nomes terminados em consoante passam a receber uma forma feminina em -a, assim como as terminadas em -agem, que flutuavam em gênero e passam todas a ser femininas.
Com a chegada do Renascimento a Portugal, o português do século XV recebe muitos empréstimos latinos, em boa parte devido à atuação de escritores e pensadores como os príncipes de Avis e Luís de Camões.
Algumasdas principais mudanças iniciadas no século XV, período de transição que levaria ao português clássico, são mais facilmente percebidas no léxico. São elas: síncope do /d/ na segunda pessoa do plural; eliminação dos hiatos, resolvidos através de três processos – monotongação, ditongação e epêntese –; nasalização sibilantes e morfologia.
Com o nascimento de uma literatura mais sólida e com ofortalecimento do estado nacional, na fase do português clássico surgem as primeiras gramáticas portuguesas e as preocupações com o idioma nacional, evitando-se decalques latinos. Mas é possível perceber que algumas características da fase anterior do português levaram mais tempo para serem resolvidas e chegarem à forma que conhecemos hoje.

O português em Portugal depois de 1500
Não é tarefa fácilestabelecer precisamente os períodos relevantes para a história de uma língua. Assim, hipoteticamente, o marco para a passagem do português clássico para o moderno é a publicação de Os Lusíadas.
Durante os sessenta anos em que Portugal esteve como uma província espanhola, a língua portuguesa sofreu influências tanto estruturais quanto culturais. Era possível encontrar diversas obras literáriasportuguesas escritas diretamente em espanhol, o que as fazia ter um elevado prestígio, tendo em vista que esta era a língua da Coroa. Ainda assim, a influência espanhola não deteve o desenvolvimento e a consolidação de mudanças profundas na língua portuguesa e, algumas dessas mudanças são compartilhadas pelo português brasileiro.
A redução das vogais do português europeu, juntamente com uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese dos tópicos de pesquisa
  • Síntese tópicos engenharia de software
  • Revolução Mexicana
  • Hist´ria da arquitetura
  • SINTESE DO TEXTO APOLOGIA DA HIST RIA
  • Hist Est Arte Renascimento Topicos 2
  • Sintese Do Livro Hist Ria E Musica De Marcos Napolitano
  • Sintese Hist Ria Da Arte David Vieira Gomes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!