Síntese: Recompensando Pessoas

Páginas: 9 (2226 palavras) Publicado: 8 de março de 2014
Síntese: Recompensando Pessoas

O processo de Recompensar pessoas Compreende:

1- Remuneração
2- Programa de incentivo
3- Benefícios e serviços

Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários da organização, tendo em vista de um lado os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro lado os objetivosindividuais a serem satisfeitos.
A palavra recompensa significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém.
Se por um lado a recompensa visa incentivar as contribuições das pessoas aos objetivos e à lucratividade da organização, por outro lado, as recompensas afetam os custos laborais. Por isso, é importante compreender os aspectos básicos do desenho e administração dosistema de reccompensas.
Os sistemas de recompensa desenvolvidos pelas organizações são grandes e de variabilidade enorme. Algumas organizações ainda utilizam processos fixos e rígidos, genéricos e padronizados, tradicionais e ultrapassados, enquanto outras lançam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham.


AbordagemTradicional

Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos salariais, financeiros e materiais;
A remuneração obedece padrões rígidos e imutáveis, atende a processos padronizados de avaliação de cargos, dentro de uma política de generalização que se aplica a todos os funcionários – indistintamente – sem levar em conta suas diferenças individuais e desempenho.
Aremuneração é baseada no tempo e não no desempenho, com ênfase no passado do funcionário e em valores fixos e estatísticos. 

Abordagem Moderna

Predomina a suposição de que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos (salários, objetivos, metas a atingir, satisfação no cargo e na organização, necessidade de auto-realização, etc)
A remuneração obedece esquemas flexíveis,atende a processos personalizados, dentro de uma política de adequação às diferenças individuais entre as pessoas e seus desempenhos.
A remuneração e baseada nas metas e resultados a serem alcançados pelas pessoas, com ênfase no desempenho futuro e em valores variáveis e flexíveis.


1. Remuneração

A remuneração total de um funcionário, é constituída dos três componentes abaixo, mas, aproporção relativa a cada um dos 3 componentes varia de organização para organização.
a. Remuneração básica (salário mensal ou salário hora)
b. Incentivos salariais (bónus, participação nos lucros, etc)
c. Benefícios (seguro de vida, seguro saúde, refeições subsidiadas, etc).

Recompensas Organizacionais
Financeiras Diretas - Salários,Prêmios, Comissões
Financeiras Indiretas - Dsr, Férias,Gratificações, Gorjetas, Hora Extra, 13º salário, Adicionais
Não Financeira - Oportunidade de desenvolvimento, Reconhecimento e auto-estima, Segurança no emprego, Qualidade de vida no Trabalho, Orgulho da Empresa e do trabalho, Promoções, Liberdade e autonomia no trabalho.

Salário é a contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização. A remuneração constitui tudo quanto o empregado aufere comoconsequência do trabalho que realiza em uma organização. A remuneração é gênero e o salário é espécie.

Plano de Remuneração

A construção do plano de remuneração requer certos cuidados pois provoca forte impacto nas pessoas e no desempenho da organização pelos seus efeitos e consequências. O desenho do sistema de remuneração oferece 2 desafios principais:
deve capacitar aorganização para alcançar seus objetivos estratégicos.
deve ser moldado e ajustado às características únicas da organização e do ambiente externo que a envolve.
Critérios para construção de um plano de remuneração:
I. Equilíbrio INTERNO versus equilíbrio EXTERNO
Observar a justiça distributiva salarial dentro da organização – as pessoas estarão satisfeitas quando percebem que são pagas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sintese recompensando pessoas Psicologia do trabalho
  • Recompensando pessoas
  • recompensando Pessoas
  • recompensando pessoas
  • Recompensando Pessoas
  • EXERCICIO RECOMPENSANDO PESSOAS DE CHIAVENATO
  • Gest O De Pessoas Modelagem De Cargos X Recompensando Pessoas
  • Trabalho de organizacional I recompensando pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!