Síntese do texto: a entrevista nos processos de trabalho do assistente social.

Páginas: 7 (1612 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Síntese do texto: A entrevista nos processos de trabalho do Assistente Social de Alzira Lewgoy e Esalba Silveira

Introdução:
Baseando-se em alguns autores, Lewgoy e Silveira, autoras deste artigo, seguindo uma direção, consideram que, a Entrevista é um dos instrumentos que possibilitam a tomada de consciência pelos Assistentes Sociais das relações e interações que se estabelecem entrerealidade e sujeitos, sendo eles individuais ou coletivos, sendo um momento épico, único e especial de encontro ente os sujeitos, no qual se faz presente o embate democrático e saudável de ideias trajetórias e singularidades, a entrevista deve ser vivida e não apenas cumprida, pois assim ela se tornará em um intenso momento de proliferação de analises, reflexões e experiências de vida, constituindo-seem um importante instrumento, para a construção de conhecimento da realidade, e para uma futura intervenção profissional.
O contexto da entrevista no Serviço Social:
Desde 1940 houve várias concepções de entrevistas dentro do Serviço Social, constituindo-se sempre em instrumento de trabalho do Assistente Social, por suas requisições e atribuições assumidas. Estas concepções sempre mantinhamalgumas caracteristicas em comum, como por exemplo a necessidade de conhecimento, a intencionalidade, o respeito pelos sujeitos e o modo de operacionalização do trabalho do Assistente Social. Entretanto se formos falar sobre elas, devemos sempre contextualiza-las no momento histórico em que foram produzidas.
Etapas da entrevista:
A primeira destas etapas é: Planejar, que significa: organizar, darclareza e precisão à própria ação; trasformar a realidade numa direção escolhida; agir racional e intencionalmente; explicitar os fundamentos e realizar um conjunto orgânico de ações. Sendo importante que o Assistente Social se organize para realizar a entrevista, sustentando sua ação pelos eixos teórico, técnico e ético político. Conhecer as demandas inseridas no meio sócio ocupacional, ainstituição a qual esta se trabalhando, estabelecer finalidades, objetivos e instrumento de coleta de dados, ter um local onde propicie a comunicação, o relacionamento e o respeito ao usuário.
A segunda etapa diz respeito a execução da entrevista, e se constitui de momentos que se entrecruzam através de estágios do prelúdio ou etapa social, da coleta de dados ou focalização, do contrato, da síntese e daavaliação. Durante a execução, o Assistente Social tem de assegurar a apreensão do conteúdo comunicado, tanto pela linguagem verbal, como pela não verbal, e assim compreender a realidade que se apresenta através dos sentimentos, dos desejos e das necessidades sociais. Os questionamentos devem levar em conta a relevância e a validade da questão; a especifidade e a clareza.
O tempo de duração daprimeria entrevista deve ocupar de 45 a 50 minutos, considerando que tempo superior diminui a capacidade de concentração, as subsequentes variam de 30 a 45 minutos, podendo ser reduzido de acordo com os objetivos. Na avaliação, se retoma os objetivos, expectativas do usuário, organizando as idéias para o registro.
Técnicas de Entrevista:
O foco da reflexão sobre as técnicas está direcionado paraa dimensão da produção dos serviços, como tal expressa a necessidade de cumprir uma finalidade útil.
Apresenta-se algumas sugestões de técnica de entrevista, tendo em vista um projeto profissional conscientemente formulado, no qual os meios de trabalho figuram com mediação entre Assistente Social e a ação de trasformação. Utilizando-se essas técnicas de acordo com o momento e finalidade daentrevista, empregadas conforme a etapa de desenvolvimento da mesma, e interligadas entre si, modificando-se apenas na intensidade e frequencia.
Lembrando que a escuta é o que torna possível a habilidade no uso das técnicas a seguir:
Acolhimento: O primeiro passo é a cordialidade e a preservação das regras de educação. Na primeira entrevista o entrevistador apresenta-se com clareza, solicitando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do texto: "A entrevista nos processos de trabalho do assistente social"
  • A entrevista no processo de trabalho do assistente social
  • Fichamento A Entrevista no processo de trabalho do Assistente Social
  • O processo de trabalho do assistente social
  • ATPS A ENTREVISTA NO PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE 1
  • Serviço social e saúde: processo de trabalho do assistente social
  • LEWGOY. A.M.B. SILVEIRA. E.C. “A entrevista nos processos de trabalho do assistente social. In: Revista Virtual...
  • TEXTO Assessoria Processo De Trabalho Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!