Síntese do texto “Internet e sociedade em rede”, de Manuel Castells

Páginas: 4 (810 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Nina Lantos – 11h
Síntese do texto “Internet e sociedade em rede”, de Manuel Castells

O texto foi escrito em 2000 e, por isso, nos dá a visão do início do “boom” da internet, mas já nessa época,o autor não tem dúvida de que a internet é mais do que uma tecnologia, mas sim um meio de comunicação, de interação e de organização social.
No primeiro tópico o autor analisa o que se pode aprendercom a história da internet. A primeira lição é que, apesar de ter nascido de uma interação entre ciência, pesquisa universitária e militar, ela nunca teve aplicação militar, como muitos acham. Asegunda é que a internet não foi criada como projeto de lucro empresarial. A terceira lição é que desde o início a internet foi aberta e de livre acesso. Quarta lição: quem produziu a tecnologia dainternet foram os próprios usuários, em um processo de feedback e modificações constantes. Quinta lição: ao contrário da idéia difundida de que a internet é uma criação norte-americana, na verdade eladesenvolveu-se desde o início a partir de uma rede internacional. Sexta lição: a internet está sob um regime de autogestão, sem demasiada intervenção do governo.
No segundo tópico o autor explica que hádois tipos de internet, a dos usuários e a dos provedores de conteúdo. A dos usuários se concentra no mundo desenvolvido. Apesar dessa concentração, as taxas de crescimento da penetração no mundo sãocada vez maiores. Segundo o autor, naquela época, o mundo subdesenvolvido estaria completamente conectado dentro de 5 a 7 anos. No que se refere aos provedores de conteúdo, apesar da suposição ser ocontrário, a concentração é nas grandes áreas metropolitanas dos principais países do mundo.
No terceiro tópico o autor aborda a idéia de que a internet estaria causando uma divisão digital, entre osque têm ou não internet. Primeiramente existe uma fragilidade óbvia quanto ao mercado de trabalho das pessoas que não tem conectividade, e os países não conectados à internet perdem competitividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade em rede” de manuel castells
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede.
  • Manuel Castells: a sociedade em rede
  • Sociedade em Rede de Manuel Castells
  • A sociedade em rede
  • Internet e sociedade em rede- manuel castells, pela ciberdemocracia – pierre levy
  • Resumo do texto a sociedade em rede: do conhecimento à política do autor manuel castells
  • RESENHA LIVRO “SOCIEDADE EM REDE” DE MANUEL CASTELLS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!