Síntese do texto “Articular mentes, criar significado, contestar o poder”

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014



Síntese do texto “Articular mentes, criar significado, contestar o poder”
O texto de Manuel Castells traz à discussão o surgimento da indignação e perplexidade popular para com o aparato dedominação do Estado. Explicita como funcionam as relações de poder e fala sobre a importância do advento da internet sobre as recentes manifestações sociais.
O que o governo vem fazendo ao longo dosanos é monopolizar os meios de comunicação de massa como forma de consolidar e manter seu poder. “Torturar corpos é menos eficaz que moldar mentalidades” e para moldar mentes é preciso construirsignificado nelas. Acontece que o processo de construção de significado – apesar de a mente humana construir individualmente seus próprios significados – é regulado pelo meio de comunicação, por isso oEstado lança tantos esforços no controle dos principais meios de comunicação. Ora, se tais meios atingem massivamente a população significa que modelam a mentalidade dessa população. O que obriga osinteressados no poder a deterem o controle sobre o conteúdo destes meios, pois se uma grande parcela de indivíduos vai contra as estruturas institucionalizadas algo vai ter que mudar.
O surgimento dainternet apresenta-se como um problema a essa estrutura, isso porque a internet é um espaço livre deste controle. A comunicação horizontal possibilitada por esse novo canal permite que qualquerindivíduo seja um produtor/disseminador de conteúdo – o que o autor chama de autocomunicação. Esse indivíduo pode compartilhar suas experiências pessoais e insatisfações com uma gama de outras pessoas que iráler e identificar-se com o que está escrito, há uma empatia no processo de comunicação. A internet garante autonomia aos indivíduos e, por esse motivo, é um ambiente propicio ao surgimento dasmanifestações.
Todos os movimentos sociais são contra a dominação que serve de base para a ordem social. Claro, apesar de os veículos de comunicação controlados pelo Estado processarem a construção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articular mentes, criar significado, contestar o poder
  • Síntese do texto: “o significado sócio-histórico da profissão”
  • significado de sintese
  • Poder da Mente
  • PODER DA MENTE
  • Poder da mente
  • significado de poder
  • Síntese de um fragmento do texto: feitores do corpo, missionários da mente de rafael bivar marquese.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!