Síntese do pensamento cristão

Páginas: 28 (6913 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
SEMINÁRIO DIOCESANO MARIA IMACULADA
INSTITUTO ECLESIÁSTICO DE FILOSOFIA “SEDES SAPIENTIAE”

SÍNTESE DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO
Por:
Adriano Gomes Soares Pessanha.

Campos dos Goytacazes, 28 de novembro de 2011.

Síntese da História do Pensamento Cristão

Introdução

Este trabalho tem como objetivo fazer uma síntese da produção filosófica, dentro da era cristã, que contribuiupara a religião fundada pelo próprio Messias. Apresentando, em linhas gerais, as bases e características de cada período, apresentando as idéias principais dos grandes pensadores cristãos. E fazendo as devidas ligações interfases, para se deixar bem claro que houve uma evolução no pensamento cristão.
Veremos a influência que as exortações de São Paulo e as visões de São João exerceram sobre osprimeiros cristãos que permaneceram firmes em sua fé e foram martirizados. E o impulso que eles deram para se sistematizar uma filosofia que auxiliasse a religião a demonstrar, racionalmente, os termos fundamentais da fé e a combater as heresias.
Depois esta filosofia ajudou a “escrever” a teologia da Igreja: em muitas obras de teologia bíblica, trinitária, escatológica, entre outras. Daí seseguiu a formação de uma filosofia sistemática e autenticamente cristã, baseada na relação desta com a fé, submetendo-se às condições da Revelação Divina. O que produziu um grande avanço dos dois lados, neste forte equilíbrio e estreitamento dos laços de ambas.
Já com o advento da modernidade, veremos a cisão desta harmonia entre fé e razão, o que abala todo o equilíbrio na relação entre Deus e ohomem, reivindicando um lugar de destaque e divinização da razão. E isto não vai apenas prejudicar a religião, mas também a sociedade vai aos poucos, com isso, perder grande parte dos valores, uns conquistados outros resgatados, que esta bela harmonia havia alcançado em séculos de produção intelectual.
Por fim, veremos a retomada da filosofia escolástica, principalmente em seu grande nome, SantoTomás de Aquino, como uma tentativa de fazer o homem contemporâneo acordar para o mal que foi causado durante muito tempo. Também oferecendo um convite para esse retorno da parceria entre fé e razão. E em meio a todos estes acontecimentos, repensar e concluir sobre o que seria uma filosofia cristã.

Antiga: produções de cunho soteriológico

O cristianismo desenvolve-se frente a uma era deperseguições aos seus seguidores, por parte do judaísmo tradicional, do judaísmo da diáspora e do mundo pagão greco-romano. Este último tanto pelo lado religioso, pois foi a época do helenismo, em que surgiram muitas correntes filosóficas de cunho ético e espiritual; quanto pelo poder temporal, na figura do império romano. Já que a religião cristã era monoteísta trinitária e pregava um Deus que se encarnoupara redimir a humanidade.
Os judeus representavam uma religião nacionalista que existia graças à aliança entre Deus e Abraão. Contudo, por vários momentos de sua história, eles padeciam fome, viviam em guerras e muitas vezes, degredados no exílio. Tudo isso devido à infidelidade destes com a antiga aliança e os mandamentos divinos. Porém, Deus alimenta neste povo, por meio de seus profetas, aesperança na vinda do Messias que viria para salvar a humanidade e libertar Israel.
Jesus Cristo, verbo encarnado chega num período em que o povo judeu estava escravizado elos romanos. Porém os seus o rejeitaram, pois imaginavam o salvador como um guerreiro, um líder político que iria libertá-los das mãos de Roma, não como o Redentor pela cruz. Deste modo crucificaram-no, por acreditarem que era umimpostor e, posteriormente, perseguiram os seus discípulos.
Assim advém o primeiro período do pensamento cristão. Por causa das perseguições e das acusações do judaísmo, os apóstolos e seus sucessores viam sempre a necessidade de, em seus discursos, reafirmar o senhorio de Cristo como Deus verdadeiro, a redenção pela cruz e a salvação estendida aos povos. Esse período foi de caráter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento cristão
  • pensamento cristão
  • Uma comparação entre o pensamento de Plotino e o pensamento cristão
  • A organização do pensamento Cristão
  • PENSAMENTO CRISTÃO MEDIEVAL
  • O pensamento cristão medieval
  • A influencia do pensamento cristao na antiguidade
  • Síntese da evolução do pensamento geográfico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!