Síntese do paracetamol

Páginas: 2 (265 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
ÁCIDO ACETILSALICO
Massa Molecular: 180
Ácido Salicílico: 138
Anidrido acético: 102 (d=1,08)

Reagentes: 20 g de ácido salicílico
40 mL de anidridoacético
30 gotas de ácido sulfúrico
Substâncias complementares:
Água
Solução de hidróxido de bário
Técnica:
Numerlenmeyer de 250 mL, colocar 20 g de ácido salícílico e 40 mL de anidrido acético. Agitar intensamente até formação de uma mistura homogênea. Adicionar 30 gotas de ácido sulfúricoconcentrado. Haverá dissolução da mistura elevação da temperatura até 35oC. Se necessário, aquecer para que a temperatura atinja 45 oC. A reação, neste ponto, já deverá ter chegado ao fim.Passar o produto para um becher contendo 400 mL de água destilada fria. O ácido acetilsalicílico precipita.
Aquecer até ebulição, mantendo o aquecimento até dissolução doprecipitado. Filtrar a quente. Esfriar.
Filtrar em buchner, lavando o produto com repetidas porções de água destilada e até que, o filtrado, não apresente reação e precipitado comsolução de hidróxido de bário (presença de H2SO4).
Purificar a aspirina bruta, em um becher contendo 400 mL de água, aquecer até ebulição e acrescentar 0,5 g de carvão ativo. Aquecerpor 5 minutos, filtrar a quente por papel pregueado.
Cristalizar por resfriamento em gelo. Filtrar a vácuo, e dessecar em temperatura ambiente. Pesar para efetuar o cálculo derendimento.

Constantes físicas:
Sólido (agulhas ou escamas cristalinas), incolor; PF=135oC; solúvel em 300 partes de água, em 5 partes de álcool etílico ou em 11 partes declorofórmio, ou ainda em 20 partes de éter etílico.

GONÇALVES, Daniel; WAL, Eduardo; ALMEIDA, Roberto Riva de. Química orgânica experimental. Curitiba: Barddal, 1985. 255 p.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese do paracetamol
  • Síntese de paracetamol
  • Dados toxicologicos da sintese do paracetamol
  • Relatório síntese do paracetamol
  • PARACETAMOL
  • paracetamol
  • Paracetamol
  • Paracetamol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!