Síntese do livro de juízes

Páginas: 11 (2679 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Índice

1. Objetivo da Pesquisa.


2. O Título “Juízes”.

3. O Autor.


4. Data e Ocasião.

5. Características do Livro de Juízes.


6. Contexto Histórico.

7. Valor Histórico.

8. Juízes: Nomes, Significados, Classificação, Período de Opressão e Paz.

9. Biografia de alguns Juízes.


10. Valor Teológico.

11. A Cristologia em Juízes.12. Conclusão.

13. Referências Bibliográficas.



























1. Apresentação da Pesquisa.


Este trabalho de pesquisa acadêmica solicitado pelo professor: Marcos Antônio Miranda Bittencourt é fruto de pesquisas em algumas fontes descrito no item 13. Seu conteúdo diz respeito ao segundo livro histórico da bíblia sagrada sob o título de“Juízes”, o qual, é o sétimo livro dos 39 livros do Antigo Testamento. Nossa finalidade é demonstrar diligentemente um pouco da trajetória do povo de Israel após conquista da terra prometida na época dos “Juízes”. Nosso objetivo é levarmos mais uma gota de conhecimento da palavra de Deus para vossas vidas, de tal forma que vos conduzam a um fortalecimento espiritual e maturidade cristã, refletindo, portanto àspessoas e glorificando a Deus pai do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.


2. O Título “Juízes”.


O nome do livro deriva das pessoas que Deus levantara periodicamente para conduzir e libertar os israelitas, após se desviarem para a apostasia e caírem vítimas da opressão de nações vizinhas estrangeiras. No hebraico, o título dado aos Juízes provém da raiz que significa: julgar,decidir, resolver, acordar uma questão, ajudar alguém a ter seu direito, dar auxílio legal, exercer a função de juiz, sentenciar, punir, castigar, pleitear, demandar, reivindicar seu direito Os juízes (treze deles são mencionados neste livro) vieram de várias tribos e funcionavam como chefes militares e magistrados civis. Muitos se limitaram à sua própria tribo quanto à esfera de influência, ao passoque alguns serviam a toda a nação de Israel. Samuel, geralmente considerado o último dos juízes e o primeiro dos profetas, não é mencionado neste livro.


3. O Autor.


A autoria de Juízes é incerta.


Observação: O talmude judaico associa a origem deste livro a Samuel, o que é bem possível, até porque, alguns teólogos afirmam ter sido ele um escritor (I Sm 10.25). Uma coisa écerta: o livro descreve e avalia o período dos juízes do ponto de vista do concerto (Jz 2.1-5). Moisés tinha profetizado que a opressão viria da parte das nações estrangeiras sobre os israelitas como maldição da parte de Deus, se eles abandonassem o concerto (Dt 28.25,33,48) O livro de Juízes ressalta a realidade histórica dessa profecia. Ele conclama a comunidade de fé a obedecer à aliança,aplicando às suas vidas o ensinamento de Deuteronômio. Ele aponta para os sucessos e os fracassos das gerações precedentes e desafia o povo da época de Davi a ser fiel à aliança. Também os advertem profeticamente acerca dos perigos trazidos pelo tipo errado de liderança, uma vez, que estavam se afastando de Deus e esquecendo-se dos seus feitos. Cada um fazia o que era correto aos seus olhos, pois nãohavia rei em Israel.


4. Data e Ocasião.


O livro de Juízes cobre o período entre a morte de Josué e a instituição da monarquia. A data real da composição do livro é desconhecida. No entanto, o livro nos indica alguns limites cronológicos de sua composição:


1- A revelação do texto diz: “Naqueles dias, não havia rei em Israel” (Jz 17.6; 18.1; 19.1; 21.25), portanto, foi escritono período da monarquia;


2- Foi escrito depois da remoção da arca, de Siló, nos tempos de Eli e de Samuel (Jz 18.31; 20.27; I Sm 4.3-11);




3- A palavra de Deus menciona que: “Os Jebuseus habitavam com os filhos de Benjamim em Jerusalém até o dia de hoje”. (Jz 1.21) aponta para um período anterior à conquista da cidade por Davi. (2 Sm 5.6-7). Portanto, o livro foi concluído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A TEOLOGIA DO LIVRO DE JUIZES
  • Sintese de livro
  • Livros históricos
  • Fichamento analítico livro juízes legisladores
  • Síntese do livro O mundo de Sofia
  • Síntese de livro de Ivanete Boschetti
  • Síntese do livro
  • Sintese do livro midias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!