Síntese do cloreto de tris(etilenodiamino)níquel(ii) diidratado, [ni(en)3]cl2.2h2o

Páginas: 3 (732 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
PRÁTICA 3: SÍNTESE DO CLORETO DE TRIS(ETILENODIAMINO)NÍQUEL(II) DIIDRATADO, [Ni(en)3]Cl2.2H2O

INTRODUÇÃO

Muitos complexos são reativos e trocam ligantes rapidamente – são chamados complexoslábeis. Outros só o fazem muito lentamente, sendo conhecidos como inertes. Os complexos de metais de transição são geralmente lábeis, com exceção dos formados com os íons Cr(III) e Co(III). A partir doestudo dos complexos inertes muitas informações sobre mecanismos de reação, isomeria, etc., foram obtidas, uma vez que estes compostos podem ser facilmente isolados. A labilidade dos complexos e acapacidade de formar isômeros cis e trans são resultados dos efeitos cinéticos existentes, mas efeitos termodinâmicos também podem orientar os produtos finais de uma reação. Um efeito importante é o efeitoquelato, que diz respeito à maior estabilidade de complexos formados com ligantes que possuam dois ou mais sítios de coordenação disponíveis, quando comparada a dos formados com ligantesmonodentados. A etilenodiamina (en = H2NCH2CH2NH2) é um ligante bidentado e forma com o íon Ni(II) o complexo [Ni(en)3]2+ que é 1010 vezes mais estável que o complexo [Ni(NH3)6]2+ apesar da basicidade dos átomosde nitrogênio da etilenodiamina e da amônia serem semelhantes. Assim a etilenodiamina desloca a amônia:

[Ni(NH3)6]2+ + 3 en → [Ni(en)3]2+ + 6 NH3 Kf= 109,7


A razão para estefenômeno se deve ao fato de que a entropia do sistema aumenta mais no caso da etilenodiamina coordenada do que no da amônia. A obtenção de [Ni(en)3]Cl2.2H2O pode ser feita pela reação entre aetilenodiamina concentrada e solução de cloreto de hexaaminoníquel(II). A equação da reação de obtenção pode ser descrita como:

[Ni(NH3)6]Cl2 + 3 en + 2H2O → [Ni(en)3]Cl2.2H2O + 6 NH3

PARTE EXPERIMENTALMateriais
béquer de 50 e de 100 mL; proveta de 10 mL; bastão de vidro; tubos de ensaio (6) e suporte; conta-gotas; conjunto para filtração à vácuo (funil de Büchner; quitasato; papel de filtro;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese de Cloreto de Hexamin niquel II
  • Síntese do Cloreto de Hexamin Níquel (ll)
  • Síntese de cloreto de hexaminníquel (ii)
  • Síntese e Caracterização do Cloreto de Hexaaminoníquel(II)
  • Complexo de Níquel
  • sintese do ni
  • EXPERIMENTO 6: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COMPLEXO DE Ni(II): [Ni(NH3)6]Cl2
  • Síntese de complexos de níquel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!