Síntese do alumen de aluminio e potassio

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Introdução


Alumens são compostos iônicos que cristalizam a partir de soluções que contem o íon sulfato, um cátion trivalente, normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+, e um cátion monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4 +. O alúmen de alumínio e potássio é utilizado como “mordente” em tinturaria, na indústria de beneficiamento do couro, aglomerante para gesso, cosméticos, etc. OSulfato duplo de alumínio e potássio, KAl(SO4)212H2O, é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Caulinita. Por outro lado, podemos obter o mesmo composto na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) e de sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante.O objetivo do experimento é a produção de cristais de Alúmen de potássio que é o sulfato duplo de alumínio e potássio.























Resultados e discussão


Como produzir alúmen de alumínio e potássio utilizando latas comerciais de alumínio?
Na aula obtivemos alúmen de Al e K, através de latas de alumínio da seguinte forma:
Em primeiro lugarlixamos a parte de dentro e de fora da lata, de forma que saísse o verniz e a tinta, então picamos em pedaços o menor possível, uma certa quantidade desse material a fim de que a superfície de contato aumentasse. Feito isso pesamos para utilizar apenas 1g, colocamos num béquer de 250 mL e misturamos com 50 mL de solução KOH(aq) 1,5 mol.L-1, observamos a liberação de H2(gás) dentro da capela, pois essegás é inflamável, para acelerar a reação colocamos numa chapa de aquecimento. A solução deixa de ser incolor e passa a ser escura.
Após esta etapa filtramos a solução em um funil de Büchner, deixando o resíduo preto no filtro e sendo descartado após isso.
Utilizamos agora a solução que após a filtragem volta a ser incolor, colocando do kitassato para um béquer limpo, agora com cuidado e sobagitação adicionamos 20 mL de H2SO4
9 mol.L-1 , essa etapa realizamos dentro da capela também, pois o odor estava muito forte, devido ao ácido. Pudemos observar que ao agitar a solução em um banho de gelo (para acelerar a reação), ela começou a “espumar”, filtramos então, essa solução novamente no funil de Büchner, porém agora ficamos com o resíduo que ficou no filtro. Esse resíduo é o alúmen dealumínio e potássio.


A seguir a reação dada pelo professor:
2Al(s)+ 2KOH+ 4 H2SO4 (aq)+ 10 H2O  2 KAl(SO4)2.12H2O(g)+ 3 H2

Massa molar do Al = 27u
Massa molar do KAl(SO4)2 = 258

2g ____ xg
54g ____ 516g
X= 2.516/54
X= 19,1g


Reciclagem x Reutilização

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento demateriais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Oconceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

Reutilizar é usar um produto mais do que uma vez, independentemente de se o produto é utilizado novamente na mesma função ou não. Em contrapartida, a reciclagemconsiste na reintrodução do produto no sistema produtivo, dando origem a um produto diferente do inicial, ou seja, serve apenas de matéria prima.[1] A reutilização por si só não resolve os problemas relacionados com os resíduos, mas dá um contributo enorme na sua gestão, por aproveitar matéria prima que de outra forma seria acondicionada em aterro ou queimada, e, por outro lado, diminui a necessidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese do alúmen de potássio
  • Sintese do alumen de potassio
  • Síntese do Alúmen de Potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alúmen de potássio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!