Síntese do alúmen de potássio

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
de FACULDADES OSWALDO CRUZ

SÍNTESE DO ALÚMEN DE POTÁSSIO (Relatório número 01)

SÃO PAULO 2013

2 Nome da Experiência: Síntese do Alúmen de Potássio Número da Experiência 01 Data da Realização da Experiência 08/03/2013

Nome: Nome: Nome: Nome:

Fernando Rodrigues Guilherme Favila Gabriela Gandra Rodrigo Victorino

Número: Número: Número: Número:

15.12.085 15.12. 15.12.16215.12.111

1. INTRODUÇÃO

Os alúmens são sais duplos, cristalizados a partir de soluções aquosas contendo íons de alumínio ou outros íons trivalentes M³+, como Fe³+ ou Cr³+ mais comumente. Os alúmens de alumínio têm a fórmula geral [M¹(H2O)6][Al(H2O)6(SO4)2, onde M¹ é um cátion monovalente, como Na+, K+ ou NH4+. Estes cristais geralmente possuem a estrutura cristalina octaédrica (fig. 1) e sãoextremamente puros. A pureza justifica as situações nas quais os alúmens são aplicados, na purificação de água e outros líquidos, como agente floculante, na produção de pão, mordente (auxilia na durabilidade da cor) no tingimento de tecido, cosméticos e na pedra-ume (a qual tem propriedades antissépticas e analgésicas, para cortes e afins). O alúmen se dissocia em solução originando os íonsconstituintes do sal duplo. No caso do alúmen de potássio, quando em solução, origina [K(H2O)6]+, [Al(H2O)6]³+ e (SO4-)2.

Fig.1 Cristais de alúmen de potássio em solução aquosa saturada

3

2. OBJETIVOS

O objetivo deste experimento foi utilizar a técnica de cristalização na síntese e purificação de alguns sais inorgânicos, neste caso o alúmen de potássio.

4

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL3.1.

Síntese do alúmen de potássio

Para a síntese do alúmen de potássio, iniciou-se pesando 1 g de alumínio em pó em um béquer de 250 mL. Acrescentou-se 50 mL de solução de KOH (4,0 mol.L-¹) e, deixou-se a mistura em reação até que fosse cessada a liberação de gás. Filtrou-se o conteúdo do béquer com um funil de filtração, desprezando-se o resíduo sólido e recolhendo o filtrado em um béquerde 250 mL. Adicionou-se ao filtrado 30 mL de solução de H2SO4 (9,0 mol.L-1) sob contínua agitação. Colocou-se a mistura em banho de gelo e para que fosse otimizada a formação dos cristais, o sistema foi perturbado com auxílio de um bastão de vidro. Após a formação dos cristais, os mesmos foram filtrados a vácuo em um funil de Büchner, em seguida lavados com água e álcool etílico. Os cristais foramdeixados à temperatura ambiente a fim de secarem, para posteriormente serem utilizados na verificação das propriedades deste sal duplo.

3.2. Verificação das propriedades

Para que fossem testadas as propriedades do alúmen de potássio, foram dissolvidos alguns dos cristais anteriormente preparados, com água destilada em um tubo de ensaio. A solução foi dividida em três partes iguais em outrostrês tubos de ensaio. A cada tubo foi adicionado separadamente soluções de cloreto de bário (BaCl2), hidróxido de amônio (NH4OH) e hexanitrocobaltato (III) de sódio (Na3[Co(NO2)6]).
5

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1.

Síntese do alúmen de potássio

Pesou-se 1 g de alumínio em pó em um béquer de 250 mL, em seguida foi adicionada solução de hidróxido de potássio (KOH 4 M), rapidamente pôdeser notado que esta é uma reação exotérmica, na qual ocorre desprendimento de calor, a dissolução do metal, com formação do tetrahidróxido aluminato (KAl(OH)4 ) e liberação de gás hidrogênio (H2) , como segue na equação:

2 Al(s) + 6 H2O(l) + 2 KOH(aq)

2 KAl(OH)4(aq) + 3 H2(g)

A mistura foi filtrada a fim de serem removidas eventuais impurezas constantes na limalha de alumínio e resíduos,do próprio alumínio, que não reagiram com o hidróxido de potássio. Ao filtrado de tetrahidróxido de aluminato foi adicionado ácido sulfúrico (H2SO4 9M) lentamente, nessa etapa notou-se a formação de um precipitado com consistência gelatinosa, o sulfato de alumínio e potássio dodeca-hidratado, conforme aumentou a adição de ácido e com agitação do sistema, esse precipitado se solubilizou. Temos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese do alumen de potassio
  • Síntese do Alúmen de Potássio
  • Síntese do alúmen de alumínio e potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alúmen de potássio
  • Síntese do alumen de aluminio e potassio
  • Síntese do alúmen de potássio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!