Síntese do acetato de n-butila

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA


CAMILLE E. RITZMANN STRATMANN
DANUSIA TATIANA H. LUCZAK
FELIPE LESSIO AFFONSO
LARISSA C. SANTOS








SÍNTESE DO ACETATO DE n-BUTILA














CURITIBA – PR.
ABRIL, 2012
CAMILLE E. RITZMANN STRATMANN
DANUSIA TATIANA H. LUCZAK
FELIPE LESSIO AFFONSO
LARISSA C.SANTOS














RELATÓRIO 01:
SÍNTESE DO ACETATO DE n-BUTILA


















Relatório técnico apresentado na disciplina de Síntese Orgânica, turma A, no curo de Engenharia Química, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como forma de obtenção de nota parcial referente ao 5º Período.
ProfessorSilvio Miro Franchi






CURITIBA – PR.
ABRIL, 2012
1. INTRODUÇÃO


Compostos com dois grupos carbonila separados por um carbono intermediário são chamados compostos β-dicarbonílicos e são reagentes muito versáteis para sínteses orgânicas.
A síntese orgânica consiste na construção de moléculas orgânicas através de processos químicos. A acidez dos prótonsligados ao carbono intermediário dos grupos carbonilas é um aspecto fundamental da química dos compostos β-dicarbonílicos.
Na época em que foi descoberta a síntese orgânica, muitos químicos acreditavam e defendiam a Teoria da força vital, segundo qual a matéria orgânica só podia ser produzida pelos seres vivos através da força ou energia vital inerente na própria vida. Frederich Wöhler descobriuacidentalmente essa técnica através do aquecimento do cianeto de potássio, onde tal técnica tem como marco de nascimento a síntese da Uréia em 1828.
O éster Acetato de n-Butila é sintetizado por meio de reação de esterificação entre o ácido acético e o álcool n-butílico, é usado também, um catalisador de reação o ácido sulfúrico. Tal reação é reversível por isso devem-se adotar cuidados apósatingir o equilíbrio, a concentração nunca muda, até que seja deslocado um dos reagentes, tornando-o em excesso.
O processo onde ocorre a reversão da reação é chamado de esterificação. Que é a reação de um ácido carboxílico com um álcool produzindo éster e água. Essa reação, em temperatura ambiente, é lenta, no entanto os reagentes podem ser aquecidos na presença de um ácido mineral paraacelerar o processo.
Este solvente orgânico tem forma líquida e incolor, possui um odor agradável, um frutal característico. Não reage com água e materiais comuns. É incompatível com nitratos, oxidantes fortes, álcalis fortes e ácidos fortes. Possui ρ=0,88 (20ºC), PE=126,5ºC. Solubilidade em água 0,5% (25ºC) e solúvel em álcool etílico éter etílico.
Tal composto é bastante usado naprodução de esmaltes, soluções de piroxilina e perfumes, laquês, solvente de resinas sintéticas e gomas naturais, filmes fotográficos, e como flavorizantes. É usado também, como agente desidratante.
2. OBJETIVO


Obtenção de acetato de n-butila através de reação de esterificação entre ácido acético e álcool n-butílico, com ácido sulfúrico como catalisador.

1.
2.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕESPara a síntese de ésteres, utiliza-se o método de esterificação, onde a hidroxila (-OH) de um ácido é substituída por um radical alcoxíla (-OR).


[pic]


Neste caso, para a formação do Acetato de n-Butila, misturou-se Álcool n-Butílico e Ácido Acético Glacial. Utilizou-se o Ácido Sulfúrico e o aquecimento em manta como catalisadores desta reação. O Ácido Sulfúrico permite que oequilíbrio seja atingido rapidamente e a reação ocorra em um menor espaço de tempo obtendo o mesmo rendimento.


H2SO4
CH3COOH + CH3(CH2)3OH CH3COO(CH2)3CH3 + H2O



Após a síntese do Acetato de n-Butila, efetuou-se a purificação da substância. Para a purificação, pode-se utilizar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • síntese do acetato de butila
  • Sintese Do N Butila Relat Rio
  • Acetato de butila
  • acetato de butila
  • Acetato de butila
  • PREPARAÇÃO DO ACETATO DE BUTILA
  • Produção de Acetato de Butila
  • Preparação de acetato de butila

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!