Síntese de texto

Páginas: 14 (3378 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
SÍNTESE DO TEXTO:
MODELO E IMAGEM. PENSAMENTO ANALÓGICO NA IDADE MEDIEVAL.
Introdução
O texto nos fala acerca dos debates que têm sido levantados em relação ao pensamento analógico medieval. Para tanto, descreve os diversos campos de atuação da analogia, na Idade média.
Inicialmente, é necessário entender que pensamento analógico é o que recorre ao imaginário, usa imagens verbais e visuaisarticuladas segundo lógica própria e imperou, no ocidente, até o século XII (após prevaleceu o pensamento lógico). O autor trata como curioso o fato de que, depois de dois séculos da ditadura da lógica as ciências do século XX, tanto exatas como humanas estarem recorrendo várias vezes ao pensamento analógico, e mesmo assim, ser estudado apenas, na teologia. Atribui à recusa a dois fatores, de umlado a Idade Média ser considerada a Idade das Trevas ou da Fé (nos dois casos uma época sem luz da razão). Por outro lado a visão que o cristianismo tinha de si próprio, pois a lógica ao lado da natureza e da ética como fundamentos da Bíblia. Não cabia algo tão duvidoso como o pensamento analógico na Palavra de Deus.

Definição de similitude. 

A fim de, melhor compreendermos, o «pensamento »dos medievais, o autor define pensamento analógico como aquele que procura semelhanças ou similitudes entre os seres, coisas e fenômenos diferentes entre si, onde todos estão conectados em uma totalidade e tem elementos comuns que estão presentes em todo o universo, decorrente de uma realização primordial, de uma unidade básica, semelhantes ao termo primeiro, ao protótipo sem contudo negar ,suas diferenças, sejam eles sociais, naturais ou supranaturais. Os membros dessa totalidade funcinam em rede, onde as relações são prioritárias sobre os elemento analogizados, a modificação de um dado provoca, consequentemente, a modificação de muitos outros, algumas vezes do conjunto, como fez o Pecado Original na visão cristã do mundo. O pensamento analógico é indutivo, comparativista eintuitivo, onde as correlações dentro de um mesmo sistema ou de um sistema diferente podem ser diretas ou invertidas, assim constituindo ligações afetivas que são capazes de exprimir e explicar a integralidade do mundo.
O Pensamento analógico foi central na Europa Medieval, devido a herança cultural clássica, bíblica e germânica. Esse instrumento intelectual estava presente na cultura greco-romana,tanto na mitologia quanto na filosofia exercendo forte influência no cristianismo medieval.
Na cultura germânica existem vários mitos. O tempo e o espaço eram vistas pelos antigos germanos como concretos e análogos, por isso, estabeleciam alguma espacialização do tempo e certa temporalização do espaço. Um dia era a trajetória do sol entre o leste e o oeste para medir uma distância era só determinarquantos dias de caminhada levaria.
Apesar da diferença entre o pensamento analógico e lógico um não excluí o outro em determinados períodos da história, mesmo na Idade Média, pois os dois tipos de intrumento intelectual são complementares, inerentes ao ser humano.
O racionalismo clássico, desde o século I a.C. discute com toda relatividade de toda percepção sensível e tornou-se céticoesgotando seu caráter teórico e especulativo. O cristianismo, síntese da mística oriental (Jesus) e da filosofia grega (Paulo) oferece a possibilidade de união entre o sensível e o lógico, uma maneira de conhecer o incognicível (Deus) através do concreto (Criação). Alcançar o inatingível pelo sensível torna-se possível através das analogias.
Os números eram utilizados como instrumento de decodificaçãopossível do mundo, por isso eram entendidos tanto analogicamente no século I a. C. como na Idade Média. EX : A afirmativa bíblica « Deus dispôs tudo com medida, número e peso », pois a linguagem do pensamento analógico é simbólica (adjetivo vindo do substantivo sumbolon que deriva do verbo sumballein , « reaproximar » algo conhecido, invisível e misterioso). Esta operação mental que de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sintese do texto
  • Síntese do texto Os símbolos da ausência
  • Síntese compreensiva do texto:
  • Síntese do texto LINGUAGEM E COGNIÇÃO
  • Sintese do texto a criança favelada
  • Sintese do texto
  • Síntese do texto O Cesto de Tesouros
  • Literatura Emergente Texto Sintese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!