Síntese de conteúdo essencial à prática da leitura de textos

Páginas: 3 (736 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
SÍNTESE DE CONTEÚDO ESSENCIAL À PRÁTICA DA LEITURA DE TEXTOS

Para que se possa ler um texto sem apenas decodifica-lo, é necessário que nós, leitores tenhamos uma outra noção de Leitura. Umaleitura que esteja voltada à construção de sentidos, à polissemia da língua, ou seja de múltiplos e variados modos de produção dessa leitura. Por isso, é vista hoje como um ato produtivo que depende doconhecimento de mundo de cada um e da legibilidade do texto. Esta, por sua vez, fornecerá pistas através da estrutura, do conteúdo, do intertexto e de leis e esquemas de que já dispomos para suainterpretação. Desse modo, o conceito de leitura, ao invés de ser um amontoado de frases com um sentido único é concebida como o resultado da interação do leitor e o texto e a legibilidade é comprovada apartir da qualidade desse texto.
Logo, a leitura profunda de um texto necessita de sentidos que não estão necessariamente nele. O leitor precisa de conhecimento lingüístico, conhecimento de mundo econhecimento textual que, indiscutivelmente o ajudarão a prever, antecipar e reconhecer estratégias semântico-pragmáticas para o uso da palavra em diferentes situações.
Dessa maneira, sempre existirãopara a leitura de um texto os componentes do contexto de situação que, de uma forma ou de outra abrangerão: modos de leitura com possíveis propostas, pressupostos e a noção de incompletude queenvolverão os implícitos e intertextualidade, pois isso e que relacionará as outras falas do texto com a leitura plurissignificativa que possuirão confirmando assim a idéia de que os textos literários são maisrelevantes e significativos para a compreensão.
Só assim podemos imaginar o texto como um estudo que deve abranger o plano da expressão e do conteúdo. Esses dois planos são responsáveis pelacompletude textual. No entanto, falar de texto sem falar de leitor é ficar no meio do caminho.
Como o sentido de um texto está na posição que ocupa o leitor quando o lê ( questão de graus: Orlandi)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica de Leitura e Produção de Texto
  • leitura e prática de produção de texto
  • Síntese texto a leitura na vida contemporânea
  • PRÁTICA DE LEITURA DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
  • Prática de leitura de textos orais e escritos
  • Síntese do texto Prática Educativa, Pedagogia e Didática.
  • resenha do texto "Os estudos linguísticos e as práticas de leitura"
  • Sintese A Leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!