Síntese de Biodiesel e de Nylon

Páginas: 7 (1632 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNICAMP – QG100





Experimento 5:
Parte I – Síntese de Biodiesel



Data: 03 de junho de 2014.




Objetivos:
O experimento em questão visou produzir biodiesel a partir da reação entre metanol e óleo de soja, utilizando hidróxido de potássio como catalisador. Inicialmente foi dissolvido hidróxido de sódio no metanol, e então foi adicionado ao mesmo compartimento o óleo desoja. Na sequencia essa mistura foi aquecida, gerando como produto glicerol e biodiesel. Por fim, o glicerol foi descartado e o biodiesel restante armazenado em um frasco para que fosse usado no próximo experimento da disciplina de química experimental.
Introdução:
A procura por combustíveis renováveis e biodegradáveis vem aumentando, à medida que o mundo procura cada vez mais por formas menospoluentes de se gerar energia. O biodiesel é uma alternativa muito eficiente e vem sendo produzida em escala crescente atualmente. Além de ser uma alternativa ao petróleo e aos demais combustíveis fosseis, a obtenção do biodiesel gera empregos no setor primário, evitando o êxodo rural e o inchaço das cidades, favorecendo o ciclo da economia autossustentável, essencial para a autonomia do país.
Tambémhá certas desvantagens na obtenção desse combustível, como o excesso de subprodutos gerados pela sua produção, principalmente a glicerina, que quando queimada gera uma substância suspeita de ser cancerígena. Pode ser citado também o possível aumento no preço dos alimentos, esgotamento da capacidade do solo, destruindo a fauna e flora de um ecossistema etc. Ao compararmos, porém, as desvantagensprovenientes dos combustíveis fósseis e as mesmas dos combustíveis renováveis, vemos que certos combustíveis renováveis merecer destaque em sua produção.
O biodiesel também pode ser fabricado de maneira caseira, utilizando materiais simples, que são vendidos para o público em geral. Sua produção envolve metanol, óleo de soja e uma base, geralmente, como catalisador da reação. Ao misturá-lo com odiesel comum em suas devidas proporções, esse combustível pode ser utilizado em motores que aceitam diesel sem ter que alterá-los.
Materiais e Métodos:

MATERIAIS:
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: placa de agitação e barra magnética para agitar a mistura reacional; Erlenmeyer de 125 mL onde será contida a mistura; pipeta graduada de 10 mL com pêra, pararealizar medições; papel alumínio para cobrir a boca béquer; béquer de 500 mL para realizar o banho de aquecimento; funil de separação de 250 mL para separar o glicerol do biodiesel; frasco de 100 mL para depositar o biodiesel; e termômetro para medir a temperatura do sistema durante o aquecimento.
Os reagentes utilizados no processo foram: Metanol; Hidróxido de Potássio; Óleo de Soja; e Cloretode Sódio em solução saturada.

PROCEDIMENTO:
Devido à utilização do metanol, líquido volátil e tóxico, começo o experimento foi monitorado na capela desde o início. Com ajuda de uma pipeta graduada de 10 mL com pêra foi adicionado cerca de 14,0 mL de metanol P.A. e 1 g de hidróxido de potássio sólido a um Erlenmeyer de 125 mL seco. Para agilizar a dissolução do hidróxido de sódio, uma barramagnética foi depositada dentro do compartimento. A boca do Erlenmeyer foi, então, coberta com papel alumínio e a agitação na placa foi ligada. Após a dissolução do sólido, 50g de óleo de soja foram adicionados ao recipiente e, novamente, a boca do Erlenmeyer foi coberta com papel alumínio.
Na sequencia, cerca de 350 mL de água foi adicionada a um béquer de 500 mL para realizar o banho deaquecimento do Erlenmeyer, para evitar que ele estivesse em contato direto com a placa. Com o objetivo de manter o Erlenmeyer fixo, ou seja, que ele não fique boiando na água, foi fixado um suporte para prendê-lo durante a reação. A agitação magnética foi reiniciada e banho foi aquecido a cerca de 48° C, temperatura necessária para que a reação ocorresse corretamente, sem que fossem gerados subprodutos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese do Biodiesel
  • Sintese do biodiesel
  • Sintese do Biodiesel
  • Sintese do Biodiesel
  • Síntese de biodiesel
  • Síntese do biodiesel.
  • Síntese de biodiesel etílico
  • Extração de óleo fixo e síntese de biodiesel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!