SÍNTESE DAS OBRAS: “HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA E O TRIUNFO DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” E “PROPÓSITOS E NATUREZA DA GEOGRAFIA”

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
universidade estadual do paraná – unespar – campus de campo mourão
CURSO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA









NIELLY HNEDA








SÍNTESE DAS OBRAS: “HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA E O TRIUNFO DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” E “PROPÓSITOS E NATUREZA DA GEOGRAFIA”






Campo Mourão
Março de 2014
NIELLY HNEDASÍNTESE DAS OBRAS: “HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA E O TRIUNFO DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO”E “PROPÓSITOS E NATUREZA DA GEOGRAFIA”


Trabalho apresentado a Disciplina deTeorias e Métodos de Geografia para obtenção de nota parcial para o 1º bimestre.
Prof.ª: Cláudia Chies









Campo Mourão
Março de 2014
Rosa, Carlos Augusto de Proença. História da Ciência: daAntiguidade ao Renascimento Cientifico. Brasilia: Fundação Alexandre Gusmão, 2010 p.13 a 23.

Para Rosa o período contemporâneo é caracterizado por diversas mudanças sociais, políticas, culturais, tecnológicas, econômicas e cientificas, emerge uma sociedade com novos anseios e ambições se espalhando rapidamente por todos os cantos do mundo.
A crescente contestação dos valores individuais einstitucionais levou a falência as doutrinas e politicas presentes na metade do século XIX, criando as condições necessárias para o surgimento de uma nova sociedade que industrial, capitalista e laica, opondo-se ao velho regime feudal e mercantilista.
A renovação do pensamento ocidental somente foi possível devido as contribuições de pensadores como: Bacon, Descartes, Montesquieu, Locke, Kant, Comte,Vico, Hume, Adam Smith, Diderot, d’ Alembert, Beccaria, Condorcet e Marx.
A mudança de pensamento não atingiu a todos, no entanto, os adeptos no meio acadêmico e governamental fizeram ocorrer profundas mudanças na sociedade, passando aos poucos de teológica a laica, confiando nas ciências, e não mais na fé para o entendimento dos fenômenos.
O espírito cientifico passa a triunfar, academias eobservatórios, criados com apoio oficial, a partir do século XVII já demostram a importância da ciência para o desenvolvimento e reconhecimento do método experimental. Já no século XIX tem-se a evolução da Matemática, Física, Química e Biologia, assim como, a criação da Sociologia. Essas mudanças de mentalidade eram restritas aos intelectuais europeus, assim, a igreja continuaria mantendo suaautoridade junto aos governos e ao povo.
O mundo contemporâneo foi beneficiado pelas conquistas obtidas no anteriormente, criando condições para se expandir em diversos âmbitos, social, politico, cultural, econômico, cientifico e tecnológico, fundamentando um extraordinário progresso que se tem atualmente.
Alguns acontecimentos indicam o dinamismo da Época contemporânea como os movimentos de massapopulares, reivindicações operarias, urbanização,industrialização, competitividade, finança e comércios internacionais, impacto de um cenário politico cambiante e de dimensão global, decrescente influencia do poder espiritual em função do fortalecimento do espirito laico, dentre outros,
Ocorrem mudanças radicais no cotidiano da nova Sociedade, onde as descobertas e invenções se dão num ritmoveloz, surge a era do computador e da informática. O misticismo e a crença deixam de ser o caminho para o conhecimento, que passa a ser adquirido através da racionalidade e da pesquisa, pelo método cientifico. A ciência evolui em um ritmo acelerado nunca visto.
A especialização também surge neste período, o conhecimento cada vez mais complexo das coisas torna-se impossibilitado o conhecimentouniversalista, sendo necessário a lei da divisão do trabalho. O cientista torna-se mais dedicado e restrito a sua área de trabalho.
A ciência passa também a ter abrangência universal, ou seja, praticada em todos os continentes e não unicamente na Europa como antes acontecia, propiciando acordos entre os Estados, criação de instituições públicas e privadas com o objetivo de promover a investigação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capítulo VII
  • Expectativas Ciências-História-Geografia
  • Fichamento: a geografia como ciência da sociedade e da natureza
  • Letras/ História/ Geografia/ Ciências Biológicas/
  • práticas avaliativas em ciências, geografia e história
  • Síntese dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Ciências da Natureza
  • Propósito e natureza da Geografia
  • Contribuições do Pensamento Científico para a estruturação da Psiclogia enquanto ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!