Síntese da acetona síntese de propanal

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA













SÍNTESE DA ACETONA
SÍNTESE DE PROPANAL












FABIO VIEIRA
GESSÉ LEONARDO BARBOSA
RICARDO STEUERNAGEL
TIAGO STEINBACH
VALDILIR KRAZOWSKI



PROFESSORA TATIANA DA CUNHA GOMES LEITZKE
QUÍMICA ORGÂNICA









JOINVILLE
2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 3
INTRODUÇÃO A ACETONA 4
OBJETIVO DO EXPERIMENTO DA ACETONA 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DA ACETONA 6
CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO DA ACETONA 10
INTRODUÇÃO DE PROPANAL 11
OBJETIVO DO EXPERIMENTO DE PROPANAL 12
PROCEDIMENTO DO EXPERIMENTO DE PROPANAL 13
CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO DE PROPANAL 19
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21




















INTRODUÇÃO


Este trabalhotem como objetivo apresentar a introdução, objetivo e o procedimento experimental dos compostos acetona e propanal.
Esses compostos serão obtidos através da utilização de reagentes e equipamentos específicos, utilizados na aula prática em Laboratório de Química, conforme será demonstrado no contexto desse trabalho.


INTRODUÇÃO A ACETONA


A acetona é um líquido incolor muitosolúvel em água e nos solventes orgânicos comuns, como por exemplo, éter etílico, benzeno e álcool. Tem um PE= 56ºC e PF=-95ºC e d=0,79g/cm3, é inflamável e tem odor distinguível.
A principal aplicação da acetona é como um dos solventes mais usados nas indústrias e nos laboratórios, para o raiom (seda artificial), acetileno, esmaltes, nitrato de celulose, tintas, vernizes, nas indústrias deperfumarias e alimentícias como fragrâncias. É também usada na fabricação de pólvora sem fumaça e na extração de óleos de sementes vegetais. Nas indústrias farmacêuticas, a cetona é usada na fabricação de medicamentos hipnóticos (cloretona, clorofórmio, sulfonal, etc.).
A acetona pode ser preparada de diversas formas dentre elas estão: destilação seca da madeira e decomposição térmica do acetato decálcio (Píria) (ambos processos rudimentares), por oxidação do cumeno (processo petroquímico que produz simultaneamente fenol e acetona), fermentação especial de açúcares (processo pouco usado), pela acilação de Friedel-Crafts (um dos métodos mais importantes) e por oxidação de álcoois secundários, entre outros.Os agentes oxidantes mais usados na preparação de cetonas a partir de álcoois secundáriossão: K2Cr2O7, CrO3, MnO2, KMnO4. As cetonas resistem à ação dos reagentes oxidantes em condições habituais, ocorrendo apenas em condições energéticas com a quebra da molécula na estatura do grupo carbonila, dando origem a uma mistura de ácidos carbonílicos.
A acetona possui também efeitos fisiológicos já comprovados em animais para efeitos de longo prazo, apresentando danos aos rins,fígados, enervos, redução da capacidade de reprodução dos machos somente.
Genericamente podemos descrever que a acetona é um composto tóxico, podendo agredir a mucosa da boca, irritando e danificando a pele, em uma ingestão acidental em grande quantidade pode levar a inconsciência e a morte.




OBJETIVO DO EXPERIMENTO DA ACETONA

Realizar a obtenção da acetona através de álcoois secundários,empregando dicromato de potássio K2Cr2O7, ácido sulfúrico, água destilada, álcool isopropílico e fragmentos de vidro, reagindo com aquecimento controlando a temperatura do material condensado em torno de 60oC, através do isopropanol e caracterizar o produto pelo seu odor característico.







PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DA ACETONA


Preparou-se a solução oxidante em um erlenmeyer de 250ml decapacidade, dissolvendo 7g de dicromato de potássio (K2Cr2O7) em 30ml de água destilada, conforme figura 01.



Figura 01 – Dissolução de 7,0 g K2Cr2O7 em 30 ml de água destilada.
Fonte: Aluno Gesse (Aula em Laboratório, 2011)


Para a dissolução completa não se fez necessário o aquecimento. Em seguida adicionou-se 7 ml de ácido sulfúrico concentrado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese da acetona
  • Sintese da acetona
  • Síntese da acetona
  • Sintese acetona
  • Síntese de acetona
  • síntese da acetona
  • Síntese e caracterização da acetona
  • Síntese e purificação da acetona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!