Síntese Construções em Análise FREUD

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2015
Resumo do texto “Construções em Analise” – Freud 1937
Sobre as interpretações da fala do paciente, Freud fala que achamos boa nossa interpretação quando o paciente tende a concordar conosco. Porém,uma boa interpretação tem afeto e produz significado, por isso se observa na expressão do paciente. É necessário observar o que ele fala depois disso.
Assim, em um trabalho de análise visa a induziro paciente a abandonar as repressões do seu desenvolvimento e substituí-la por reações psiquicamente maduras, ou seja, “fazer uma ressignificação”. Ressignificar significa dar um ovo significado parauma vivência.
Por esse motivo, é sempre melhor que o paciente se entregue à associação livre, para podermos descobrir suas experiências reprimidas e seus impulsos afetivos recalcados. Além disso, narelação de transferência do paciente com o analista pode-se perceber a revivência afetiva dessas conexões emocionais recalcadas do paciente. Por exemplo: é melhor reviver (brigar) com o analista, doque com o pai e mãe.
A tarefa do paciente sempre é mais importante do que a do analista. Enquanto o paciente revive, a tarefa do analista é “completar aquilo que foi esquecido através dos traços quedeixou de si ou, mais corretamente, construí-lo”.
Freud compara o trabalho do analista com o de um arqueólogo, onde o primeiro trabalha em condições mais favoráveis, visto que dispõe de “maismaterial” como as repetições de reações em conexão com as transferências. Ainda, o arqueólogo constrói alicerces em cima de algo que está destruído, o analista não trabalha com algo destruído, mas sim comalgo que ainda está vivo dentro do paciente, ainda que os objetos psíquicos sejam mais complicados do que os materiais do escavador, isso faz com que a construção, para o analista, seja um trabalhopreliminar.

Interpretação x Construção
Freud fala que a construção é a descrição mais apropriada para o paciente, uma vez que se põe diante do paciente, um fragmento de sua história primitiva, que ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construções em análise
  • freud análise
  • Analise Freud
  • Crer Depois de Freud
  • Sínteses
  • sintese e analise
  • Analise do video mega construçoes
  • analises de videos (cidades e construções)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!