síntese comentada

Páginas: 2 (323 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
PROFESSOR: Antonio Brunetta
DISCIPLINA: Fundamentos da Educação
ACADÊMICAS: Suelen C. R. Baggio
CURSO: Pedagogia, noturno.

Síntese comentada:KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974.
Nesse texto Kant procura responder a questão “O que é iluminismo”, tratando oiluminismo como a saída da menoridade do homem, sendo a menoridade como a incapacidade de agir por si próprio. Kant ao falar de liberdade de pensamento e de ação trata como servo o homem que permaneceinfluenciando os demais em seus atos de pensar e agir.
O autor acredita que a causa de homens permanecerem na menoridade é a falta de coragem, culpando o indivíduo de preferir o comodismo, eleacredita ser difícil passar da menoridade para a maioridade sendo isso um passo importante na vida dos homens.
Kant defendia a ideia de emancipação do homem, pois a partir dela ele teria acapacidade de pensar e agir por si mesmo. O iluminismo fez do homem um ser emancipado, livre e responsável por seus atos, um ser iluminado, que é superior.
A sociedade em que vivemos nos limita a umaespécie de regime fechado onde temos padrões de belezas, de casas, de carros enfim nos aprisionam cada dia mais. Sendo que temos um homem que elabora as leis impedindo assim que exista excesso, entãocabe a cada ser na sociedade fazer uso de sua liberdade sem ferir os demais sendo que as leis passam a determinar até onde vai à liberdade de cada ser que desfruta da mesma.
Olhando os diasatuais vemos uma sociedade carregada de padrões inúteis que nos impedem de exercer nossa liberdade, o padrão da sociedade capitalista nos limita ao consumismo e isso segundo Kant nos faz permanecerna menoridade, porém hoje nossos pensamentos e palavras são iluminados pela luz da liberdade de expressão, ainda temos muito que evoluir, mas após a libertação das trevas já evoluímos muito.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sintese comentada paradoxo da culpa
  • Novos processos de interação e comunicação
  • síntese comentada dos elementos políticos e econômicos característicos dos períodos trabalhados ao longo dessa semana...
  • Lei comentada
  • Nr comentada
  • Nr comentada
  • ASIA COMENTADA
  • Monografia Comentada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!