Síntese - Cap 3 - Behaviorismo de Ana Bock, Psicologias

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Síntese – Capítulo 3: O Behaviorismo

O Behaviorismo teve início com o lançamento do artigo de John B. Watson, em 1913, que se chamava: “Psicologia: Como os behavioristas a veem”.
O termoBehaviorismo vem do inglês bihavior, que significa comportamento.
Alcançou o status de ciência, a psicologia, pois Watson deu a assistência que os psicólogos da época estavam procurando, que dizia ser umobjeto mensurável, observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
o A Análise Experimental do Comportamento:
- O comportamento respondente: É chamadotambém de comportamento reflexo; é o que usualmente chamamos de “não voluntário”, cujas respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Esses comportamentos reflexos ou respondentessão situações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionados, onde não precisa ser aprendida para que ela aconteça já à resposta condicionada é a aprendida no dia-a-dia.
- O comportamentooperante: Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. Operando sobre o mundo direta ou indiretamente. Nestecaso, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, ou seja, está na relação entre a ação e o efeito.
- O reforçamento: Chamamos dereforço, toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. O reforço pode ser positivo, como também negativo. O reforço positivo, é todo eventoque aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz, já o reforço negativo, aumenta a probabilidade futura da resposta que o renove ou atenta. Alguns eventos podem ser chamados de reforçosprimários, secundários e de reforços generalizados.
No reforço negativo, dois processos merecem destaque: A esquiva e a fuga. A esquiva é o processo na qual os estímulos aversivos condicionados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de psicologia- cap 1 ana bock
  • RESUMO CAP 1 E 2
  • Psicologias Ana bock
  • Resumo Cap. 4
  • Cap.2 ana bock resumo
  • Cap. 4
  • Capítulo ii
  • Resumo Cap 6 Ana Bock

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!