Síntese: caminhos da profissão e profissionalidade docente

Páginas: 4 (804 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Cléia Pedrina da Silva Moura
Síntese: Caminhos da Profissão e profissionalidade docente

O texto faz uma discussão da precariedade do docente no Brasil entre outros países que temos comoreferências. Para os autores, aos olhos do observador comum, há sinais evidentes de precarização, visíveis pela simples comparação com datas passadas. No estudo levou-se em conta uma pesquisa feito peloInstituto de Educação do Rio de Janeiro nas décadas de 30, 40,50 e 60 em que as normalistas formadas naquela época sentiam-se preparadas e seguras para desempenha a sua “profissão” de docente, onde sabiamlidar muito bem com a teoria-prática, também consideravam oficio de professora um sustento para as solteiras e complemento de renda para as casadas.
Hoje a perda de prestígio, de poder aquisitivo, decondições de vida e sobretudo de respeito e satisfação no exercício do magistério faz com que a “profissão” perca sua identidade e profissionalismo.
Hoje, a preparação do magistério pode ser feita emdiferentes instituições formadoras,até mesmo de níveis de ensino diferentes como os cursos oferecidos pelas universidades, como os de pedagogia e de licenciatura, o curso normal superior, dentrodos institutos superiores de educação, e ainda o antigo curso normal, em nível médio.
A autora ainda coloca a formação de professores como uma 2º opção de profissão, o que no texto revela que há maisde 40 anos jovens acentuam sobretudo que a atividade docente está fora da sua vida profissional e que qualquer um pode ser professor e isto sempre sofreu as injunções decorrentes de uma certafragilidade, própria de um grupo cuja função não parece tão específica aos olhos da sociedade, especialmente no caso dos professores do ensino elementar, a ponto de levar certos adultos a pensarem quequalquer um deles pode exercê-la, até mesmo sem formação adequada diminuindo a autonomia do grupo profissional . A remuneração baixa também é outro fator desestimulante que não gera profissionalismo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profissionalidade de um docente
  • profissao docente
  • Profissao docente
  • Profissão docente
  • A profissão docente
  • A profissão de docente
  • profissão docente
  • PROFISSAO DOCENTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!