Síndrome

Páginas: 9 (2244 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2013
Síndrome do Impacto


 
 
 
1 - Conceito
 
A síndrome do impacto é geralmente a condição dolorosa em que os tecidos moles do espaço subacromial (bursa, tendões da bainha rotatória, tendão do bíceps) são cronicamente induzidos entre a cabeça do úmero e o arco coracoacromial (acrômio anterior, ligamento coracoacromial, articulação acromioclavicular) (Rossi, 1998).
A síndrome do impacto éuma das maiores causas de dor e disfunção. Caracteriza-se por dor à elevação do membro superior em rotação interna entre 70 e 120 graus, devido ao impacto da inserção umeral do manguito rotador contra a borda ântero-inferior do terço anterior do acrômio (Valenzuela, 2000).
 
2 - Etiologia
 
A síndrome do impacto resulta de microtraumas de repetições aos tecidos que estão no espaçoumerocoracoacromial. E qualquer estrutura ali presente pode ser acometida, desde o tendão do supraespinhoso, a cabeça longa do bíceps, a bursa subacromial até a articulação acromiocalvicular. Todos podem estar sujeitos a impactos de repetição entre a tuberosidade maior e o acromio, se o úmero estiver em rotação externa ou neutra; ou o ligamento coracoclavicular se o úmero estiver em rotação interna e abduzidoacima dos 80 graus.
O espaço entre a parte inferior do acrômio e a parte superior da cabeça umeral, é chamado de intervalo do impacto. Este espaço é muito estreito e o fica mais estreito ainda quando o braço é abduzido, logo, qualquer condição que induza à uma diminuição deste espaço pode causar lesão. A síndrome do impacto pode resultar de compressões extrínsecas ou de perda de competência dabainha rotatória. (Fongemie et al, 1998).
Outro agravante desta área é em relação ao arco de elevação do ombro que segundo Brotzman (1996), é anterior e não lateral, resultando assim, impacto das estruturas supra-umerais contra a superfície anterior do acrômio, e se o úmero estiver rotado internamente, o impacto será contra o ligamento coracoacromial, isso na abdução. Se através de microtraumas derepetição o tendão do supraespinhoso, a bursa subacromial, o tendão bicipital ou qualquer estrutura ali presente, se tornarem inflamados e edemasiados, consequentemente o espaço subacromial se tornará mais restrito, e sabendo que entre 70 e 120 graus de elevação glenoumeral a tuberosidade maior do úmero avança sobre o teto formado pelo acrômio e ligamento coracoacromial, fica evidente afragilidade e a grande probabilidade de ocorrer uma inflamação neste local, aumentando assim, os cuidados com esta importante área.
A causa do impacto pode ser devido a diversos fatores, tais como variantes anatômicas, traumas, instabilidade articular do ombro, fraqueza da musculatura da bainha rotatória (por isso tamanha importância a esses músculos). Atividades ocupacionais e esportivas que requeiram ouso repetitivo do braço acima da cabeça (carpinteiros, nadadores, arremessadores, pintores,escaladores,etc...) também estão sujeitos à síndrome do impacto, isto porque seus movimentos induzem ao impacto, uma vez que estão todos esforçando o ombro em graus de maior tensão muscular do grupo do manguito rotador (importante estabilizador) e de menor espaço subacromial (90 a 120°). Neste caso o manguitoé em suma muito exigido, porém este grupo de músculo, segundo estudos, sofre de uma hipovascularização, mais precisamente perto da inserção do tendão do supraespinhoso, que consequentemente corresponde para o local mais comum de inflamação, zona semelhante foi encontrada no tendão do infraespinhoso. Sendo assim, além de ser uma área propícia às inflamações, também é uma área em que fica menosvascularizada ainda quando o braço está abduzido, pois diminui ainda mais o espaço de vascularização que já é pequeno.
 
3 - Fatores estruturais que contribuem para a síndrome do impacto
 
Escápula – Posição anormal devido a cifose torácica; movimento anormal do trapézio; paralisia ou mobilidade limitada do serrátil anterior
Articulação acromioclavicular – Anormalidade congênita; formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindromes
  • Sindromes
  • sindromes
  • sindromes
  • Sindrome
  • Sindrome
  • Síndromes
  • Sindrome

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!