Síndrome x frágil

Páginas: 7 (1519 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
SÍNDROME DO X FRÁGIL

Juliana Aline Gonçalves
Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa

O presente trabalho tem como objetivo verificar as alterações da síndrome do X frágil, estudada na disciplina de Transtornos Psicossociais na Infância I, composta na grade curricular do 3º período do curso de psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, campus Toledo.
A solicitação daprática de observação ocorreu em uma escola municipal, localizada na cidade de Toledo Paraná. A escola recebe alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental regular, incluindo a pré-escola. O aluno V. E., é o único portador de necessidades especiais. O local possui ambiente arejado, limpo e propicio para que os alunos e professores possam transitar.
A visita foi realizada no dia 26 de março de 2012, noperíodo da tarde, o tempo de permanência ao local persistiu durante 3 horas, na qual foram necessárias para melhor observação do aluno, pois o mesmo obteve atraso de uma hora.
Ao chegar ao local à psicopedagoga relatou alguns procedimentos que procura aplicar no aluno V. E., mas devido a deficiência mental severa, memória imediata e déficit de atenção a criança não se interessa pelasatividades.
V. E., um menino de seis anos de idade, portador da síndrome X frágil, é uma criança bem recebida no ambiente escolar, tanto pelos professores quanto pelos colegas, está matriculado no 4º (quarto ano) do ensino regular, mas devido as características da síndrome como ansiedade e dificuldade no aprendizado, ele permanece a maior parte do tempo em uma sala isolada, aos cuidados da psicopedagoga.De acordo com o Barbosa (2003, p.309), “A síndrome do X frágil tem causas hereditárias, sendo alteração mais comum, o retardo mental. Podem ser observadas também, alterações faciais como: orelhas grandes e face longa”.
Em questões familiares a psicopedagoga relatou que mãe não parece ser presente na vida do filho, nunca foi a nenhuma reunião solicitada pela escola, no horário de inicio dasaulas deixa o menino do lado de fora do portão de entrada e a professora é quem vai buscá-lo, na saída do colégio acontece o mesmo procedimento é a professora quem leva a criança até o carro da mãe.
Devido à ausência da mãe, e ao pouco tempo de acompanhamento da psicopedagoga, ficou em questão uma série de fatores: não se sabe qual é o tipo de medicamento que o aluno V. E., utiliza, se elenecessita de ajuda para ir ao banheiro, como é administrada sua alimentação, quais suas manifestações comportamentais fora do ambiente escolar.
Ao chegar à escola V. E., não se mostrou afetivo, dirigiu-se para a sala, na qual permanece maior parte do tempo com a psicopedagoga.
O quadro de ansiedade e hiperatividade fica visivelmente claro na hora da observação, pois ele busca por objetosconstantemente, mexe em caixas onde são guardados os materiais auxiliares, anda de um lado para o outro dentro da sala que se mantém com a psicopedagoga. Ao encontrar alguns palitos coloridos “pega vareta”, o sujeito segura dois palitos nas cores vermelha e azul, manipulando em movimentos estereotipados, relata a psicopedagoga que essas cores são suas favoritas.
Devido a sua ansiedade, o sujeito nãopermanece muito tempo dentro da sala, à psicopedagoga não tem autoridade sobre ele. Ao sair da sala, ele entra em todas as outras salas, buscando objetos do seu interesse. Ao tentar impedi-lo de entrar em algum local, o sujeito é agressivo com a psicopedagoga, liberando a sua passagem.
Em outro momento V.E., se dirige até a quadra de esportes, onde esta ocorrendo uma aula de educação física, osalunos que lá estão, o recebem, tentando interagir com o sujeito, mas ele se mantém isolando, segurando um bambolê, sem manifestar atenção à brincadeira dos colegas.
A síndrome do X frágil possui pautas autistas e com os relatos acima fica visível, perceber algumas características.

Os indivíduos mais jovens podem demonstrar pouco ou nenhum interesse pelo estabelecimento de amizades […]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sindrome do X fragil
  • Síndrome do X Frágil
  • sindrome do x fragil
  • Sindrome do X fragil
  • Sindrome do x fragil
  • síndrome do x frágil
  • Síndrome do X Frágil
  • Síndrome X Fragil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!