Síndrome do Pânico

Páginas: 27 (6573 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
Curso: Psicologia
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Profª: Ana Lúcia Novaes
Discente: Cláudia Massad









Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico


 




1 – Introdução

Pesquisas e estudos foram realizados e continuam sendo feitos para entender o porquê das crises. O trabalho proposto é estudar as causas da doençaSíndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico segundo a neuroanatomia, a parte psicológica e a visão da Doutrina Espírita, com os tratamentos propostos.
Segundo pesquisas o Transtorno do Pânico é mais incidente dos 20 aos 40 anos. Não ocorre em um sexo mais que no outro, e acontecem em pessoas que se encontram na plenitude da vida profissional. Em sua maioria são pessoas extremamente produtivas, comgrandes responsabilidades e afazeres, são perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e não costumam aceitar bem os erros, imprevistos e críticas, além de serem ansiosas.
Tendo em vista a incidência em que vem ocorrendo a Síndrome do Pânico nos últimos anos e as conseqüências que isto traz para a vida das pessoas, este tema tornou-se fundamental para profissionais da área de saúde e maisespecificamente para a psicologia.
As conseqüências danosas deste tipo de distúrbio afetam diretamente a vida das pessoas, levando ao seu completo isolamento e em alguns casos com conseqüências mais graves. É um fenômeno social e, portanto deve ser analisado, discutido e estudado para que os devidos cuidados possam ser tomados tanto a nível de prevenção primária, como secundário.
Depois das primeirascrises de Pânico, durante muito tempo os pacientes se recusam aceitar tratar-se de um transtorno psicoemocional. Normalmente costumam ser pessoas que não se vêem sensíveis aos problemas da emoção, julgam-se perfeitamente controladas, dizem que já passaram por momentos de vida mais difíceis sem que nada lhes acontecesse, enfim, são pessoas que até então subestimavam aqueles que sofriam problemaspsíquicos.
O objetivo deste trabalho é estudar as diversas causas propostas por autores e segmentos, para a Síndrome do Pânico. Pois aprender sobre o Transtorno do Pânico e o controle de seus sintomas é essencial para o sucesso do tratamento.


Capítulo 1: Síndrome do Pânico sob o ponto de vista comportamental

1.1 - Toda atividade cerebral se dá através da atividade dos neurônios. 
Neurônioé a célula que compõe o Sistema Nervoso, portanto é também chamada de célula nervosa. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.

Atualmente, conseguiu-se uma maior elucidação dos neurotransmissores.
Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios.Os neurotransmissores agem nas sinapses, que são o ponto de junção do neurônio com outra célula.


Diagrama de uma sinapse
A - Axônio Pré-sináptico.
B - Fenda Sináptica.
C - Célula Pós-sináptica.
Os neurotransmissores (4) são produzidos na célula transmissora (A) e são acumulados em vesículas, as vesículas sinápticas (1). Isso pode ocorrer por ação direta de uma substância química, como umhormônio, sobre receptores celulares pré-sinápticos (3).
Quando um potencial de ação ocorre, as vesículas se fundem com a membrana plasmática, liberando os neurotransmissores na fenda sináptica, por exocitose (B).
Estes neurotransmissores agem sobre a célula receptora (C), através de proteínas que se situam na membrana plasmática desta, os receptores celulares pós-sinápticos (6). Os receptoresativados geram modificações no interior da célula receptora, através dos segundos mensageiros (2). Estas modificações é que originarão a resposta final desta celula.
Proteínas especiais da célula transmissora retiram o neurotransmissor da fenda sináptica, através de bombas de recaptação (5). Algumas enzimas, inativam quimicamente os neurotransmissores, interrompendo a sua acção.
Depois da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome do panico
  • Sindrome do panico
  • Sindrome do Panico
  • sindrome do pânico
  • síndrome do pânico
  • Sindrome do PAnico
  • síndrome do panico
  • Síndrome do panico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!