Síndrome do desfiladeiro torácico em cirurgiões dentistas

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) em Cirurgiões-Dentistas

É uma patologia que afeta o ombro, braço e mão. A área onde os nervos e vasos deixam o pescoço e seguem para os membrossuperiores é conhecida como desfiladeiro torácico.  A Síndrome do Desfiladeiro Torácico define uma série de sintomas de amortecimento (formigamento), sensação de peso, dor e/ou frigidez que podem ocorrerisoladamente ou em conjunto nos membros superiores (braço, antebraço, mão) e, eventualmente, no ombro ou região lateral do pescoço. Pode ocorrer também, ainda que raramente, na mandíbula e regiãoretroauricular.

Existem provavelmente várias causas para a SDT, causando compressão dos nervos e artérias do braço na saída torácica. A SDT pode ocorrer devido a uma costela supranumerária naregião cervical, acidente automobilístico ou até mesmo por cicatrização de fratura de clavícula, que pode reduzir o espaço onde as artérias e nervos passam.

Ocorre dor (que pode ser interna, noosso), amortecimento (formigamento), dormência no braço, antebraço, mão e dedos, podendo ocorrer isoladamente ou de forma combinada em um ou mais desses locais. Isso ocorre geralmente quando a pessoaestica e eleva ou braços acima da cabeça por alguns minutos (ex: para trocar uma lâmpada, pintar uma parede, pentear os cabelos, ou ao dormir com o braço para cima, etc). Pode ocorrer em apenas um ou nosdois braços. A dor e o amortecimento podem atingir a região cervical (pescoço), mandíbula e região occipital (lateral da cabeça). Eventualmente pode haver extremidades frias ou edema (inchaço) noombro. Os sintomas se iniciam geralmente entre 20 e 50 anos de idade ou após uma fratura de costelas ou clavícula. As mãos podem ficar azuladas ou roxas, o que ocorre devido à associação dessa síndromecom o fenômeno de Raynaud. Também pode ocorrer associação com hiperidrose das mãos.

Os nervos, artérias e veias que vão para os braços se originam ao nível da coluna, na região cervical...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome Desfiladeiro Toracico
  • Síndrome do Desfiladeiro Torácico
  • Sindrome do desfiladeiro toracico
  • sindrome do desfiladeiro toracico
  • SINDROME DO DESFILADEIRO TORACICO
  • Conhecimento de cirurgiões-dentistas e
  • Certificação Digital para Cirurgioes Dentistas
  • Responsabilidade civil dos cirurgiões-dentistas em razão de procedimentos estéticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!