Síndrome de willians

Páginas: 19 (4655 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
O Prazer em Aprender com o Lúdico.


Adriane Cristina Carlini *
Daiane Naumann **

Resumo

O PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES, com objetivo de incentivar à formação de professores para a Educação Básica e elevação daqualidade da escola pública. O PIBID/Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foca para o processo de alfabetização e letramento e conta com 20 licenciandos, que foram divididos entre duas escolas públicas estaduais de Educação Básica de Blumenau de Tempo Integral. Esta proposta foi desenvolvida na Escola Arno Zadrozny. Nosso objetivo foi ajudar as crianças a descobrir que há umarelação entre os sons que compõem uma palavra e as letras que representam estes sons, e tornar consciente a relação entre os sons e as letras que as representam, possibilitando as mesmas uma alternativa a mais para a alfabetização e letramento. Optamos por trabalhar com a proposta de projetos estabelecendo como tema os jogos e as brincadeiras na prática pedagógica, com 20 alunos na turma da 2ªsérie. Trabalhamos com o incentivo a leitura e escrita espontânea; jogos para alfabetização e letramento e concentração. Como resultados observamos avanços em relação às crianças no qual acompanhamos, pois apresentavam dificuldades na leitura e escrita, ora escreviam uma letra para representar a sílaba, ora escreviam a sílaba completa, e foram avançando para níveis mais complexos de escrita.O PIBIDoportunizou estarmos, efetivamente, frente à sala de aula, percebendo o que envolve a prática docente, no dia a dia em uma escola. Concluímos que este processo vivenciado por nós, acadêmicas bolsistas participantes, abriu espaços para que, como futuras educadoras, pudéssemos ampliar nossa formação inicial, estabelecendo relação entre teoria e prática, vivenciando momentos da profissão escolhida.Palavras-chaves: Alfabetização, Letramento, Lúdico, Iniciação à docência.



Introdução

Podemos ver que é através dos jogos e brincadeiras que proporcionamos a aquisição de novos conhecimentos, desenvolvendo na criança habilidades de forma natural e agradável. Os jogos e brincadeiras são necessidades básicas da criança, essenciais para o desenvolvimento motor, social, emocionale cognitivo. Tanto o jogo quanto a brincadeira podem ser trabalhados em um universo maior. Podemos ver que a busca do saber torna-se importante e prazerosa quando a criança aprende brincando. É possível, através de jogos e brincadeiras, formar indivíduos com autonomia, motivados para muitos interesses e capazes de aprender rapidamente. Por tanto se compreende com esse projeto entre ensino,pesquisa e extensão, envolvendo escola e universidade, uma possibilidade de troca e melhoras no processo de ensinar e aprender, enfatizando a alfabetização e letramento, acerca de romper propostas tradicionais na construção da leitura e escrita.

















Alfabetização e Letramento
Alfabetizar letrando


Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduoletrado. Alfabetizado é a pessoa que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente as demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Os conceitos de alfabetização e letramento se misturam e se confundem. A discussão do letramento surge sempre envolvida noconceito de alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e imprópria síntese dos dois procedimentos, com prevalência do conceito de letramento sobre o de alfabetização. Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá simultaneamente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome de williams
  • Sindrome de williams
  • Sindrome de williams
  • sindrome de willians
  • Síndrome de Williams
  • Sindrome de willians e turner
  • Sindrome de William Beuren
  • A teoria da mente e a síndrome de Williams

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!