Síndrome de down

Páginas: 4 (953 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Resumo

A síndrome de down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances deocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias. A célula humana de um indivíduo normal possui 46 cromossomos, sendo 23 vindos do óvulo e 23 doespermatozoide. Mas na síndrome, somam-se 47 cromossomos, sendo 1 extra no par 21, chamando-se assim trissomia do 21.

AS questões foram respondidas pela Psicóloga Leila Castro da APAE de São Paulo.

Questões:• Como as crianças com síndrome de Down se relacionam com os pais?
Do mesmo modo que crianças sem síndromes. O que acontece é que as crianças com Síndrome de Down têm comumente um atraso nodesenvolvimento neuro-psico-motor, o que faz com que muitas das habilidades sejam adquiridas mais tardiamente do que a população em geral e precisem de maior estímulo. Isso quer dizer que as famílias podemse sentir inseguras e frustradas quando a expectativa de desenvolvimento é muito alta ou a depender do modo como a descoberta de que o filho tem Síndrome de Down acontece (modo como o médico passa ainformação; como os Serviços públicos os recebem; aparecimento de preconceitos; modo de enfrentamento do sistema familiar; etc).
No entanto, o relacionamento com os familiares acontece com a formaçãode vínculo de apego do mesmo modo como acontece em pessoas sem síndrome de down. Aqui mais uma vez as relações sociais e culturais irão atuar, de modo que em nossa sociedade, com frequênciadesenvolve-se a co-dependência entre a criança com SD e os familiares, ainda que esta não seja uma regra.
Como elas são com crianças também portadoras da síndrome?
Crianças com Síndrome de Down costumam serafetivas umas com as outras e também com outras crianças sem SD. Mas aqui mais uma vez não há regra. A personalidade de cada criança se desenvolverá de forma complexa como acontece com as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SÍNDROME DE DOWN
  • Sindrome de down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de Down
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de down
  • Sindrome de down

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!