Síndrome de Down

Páginas: 17 (4213 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
 Trabalho escrito sobre Síndrome de Down
Conceito:
A síndrome de Down é uma anomalia genética que apresenta, entre outras características, retardo mental e de crescimento.
O quadro clínico global é explicado por um desequilíbrio na constituição cromossômica, no caso, a presença de um cromossomo 21 extra.
Esse problema genético pode ocorrer de três maneiras: a trissomia21, translocação e mosaicismo.


Contexto histórico:
O registro antropológico mais antigo da síndrome de Down deriva das escavações de um crânio saxônio, datado do século VII, apresentando modificações estruturais vistas com frequência com crianças com a síndrome.
Houve a tentativa de identificar crianças com síndrome de Down em pinturas antigas, e foi concluído que o pintor AndreaMantegna, um artista do século XV, representou o menino Jesus com feições sugestivas da síndrome de Down, na pintura “Virgem e Criança”.
Apesar das conjecturas citado, nenhum relatório bem documentado sobre pessoas com síndrome de Down foi publicado antes do século XIX.
A primeira descrição de uma criança que se presume tinha a síndrome, foi fornecida pó Jean Esquirol em 1838.
Logo a seguir, em 1846,Edouard Seguin descreveu um paciente com feições que sugeriam síndrome de Down, denominado a condição “idiotia furfurácea”.
Naquele mesmo ano (1866), John Langdon Down, publicou um trabalho no qual descreveu algumas características da síndrome que hoje leva seu nome.
Down merece o crédito pela descrição de características clássicas desta condição, assim distinguindo estas crianças de outras comdeficiência mental, em particular com cretinismo (uma desordem congênita da tireoide).
Assim, a grande contribuição de Down foi seu reconhecimento das características físicas e sua descrição da condição como entidade distinta e separada.
Down afirmava a existência de raças superiores, sendo a deficiência mental característica da raça inferior. Além disso, ele dizia que a tuberculose era umfator etiológico da SD.
Hoje se sabe que as implicações raciais são incorretas. E também, a conotação de mongol, mongoloide e mongolismo, devem ser definitivamente evitados, pois segundo alguns autores tal terminologia poderia comprometer o potencial para a aceitação social do portador.
Em 1876, uma década depois dos registros de John Down, J. Frase e A. Mitchell descreveram pacientes com essascondições.
Mitchell chamou a atenção para o pescoço encurtado (braquicefalia) e para a idade das mães quando deram à luz.
Frase e Mitchell merecem créditos por terem fornecido o primeiro relato cientifico da síndrome de Down em 1875, quando Mitchell apresentou observações de 62 pessoas com a síndrome. .
G. E. Shuttleworth citou em 1886, que essas crianças eram “inacabadas” e que sua aparênciapeculiar era, na verdade, a de uma fase da vida fetal.
Em 1896, Smith descreveu a mão da pessoa com a síndrome de Down, notando a curva para dentro no dedo mínimo.
Em 1932, um oftalmologista holandês chamado Waardenburg sugeriu que a ocorrência da síndrome de Down fosse causada por uma aberração cromossômica.
Em 1934, Bleyer supôs que essa aberração poderia ser uma trissomia.
Em 1959, o Dr.Lejeune, há mais de 30 anos, de que crianças com a síndrome de Down têm um cromossomo 21 extra.
Dados históricos sugerem que os Olmecas, tribo que viveu na região do Golfo do México, aceitavam que os indivíduos com síndrome de Down resultassem do cruzamento das mulheres mais idosas da tribo com o jaguar, que era um objeto de culto religioso. Desta forma, a criança com SD era considerada deus-humano.Nas sociedades europeias mais antigas, pessoas portadoras de SD eram pouco consideradas, e os bebês com quadros mais evidentes eram abandonados.
Na cultura grega, em Esparta, pessoas com SD não eram tolerados. Eles postulavam que essas criaturas não eram humanas, mas um tipo de monstro pertencente a outras espécies.

Aspectos Etiológicos:
No começo do século XX, alguns médicos pensavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SÍNDROME DE DOWN
  • Sindrome de down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de Down
  • Síndrome de Down
  • Sindrome de down
  • Síndrome de down
  • Sindrome de down

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!