Síndrome de asperger

Páginas: 6 (1362 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
SÍNDROME DE ASPERGER: O OUTRO LADO DO AUTISMO PARA CONHECER.

O desafio de alfabetizar uma criança com Síndrome de Asperger

Acelina Borges de Queiroz

Prof. Dra. Paula Silveira Perioto

Faculdade Dom Bosco

Pós Graduação Latu Sensu em Educação Especial com enfoque na infância e na adolescência 12/12/2011 Metodologia da Pesquisa.

RESUMO

Esteartigo apresenta os conceitos e as principais dúvidas sobre o que é o Autismo Infantil e a Síndrome de Asperger, quais as definições e qual a melhor forma de alfabetizar uma criança que apresenta esse diagnóstico. O objetivo é fazer com que profissionais da educação de todos os níveis possam se aprofundar no assunto e com isso se especializar cada vez mais. Terá como metodologia as pesquisasbibliográficas, revistas, pesquisa via internet entre outros. Há muitas coisas que podem ser feitas diante de um caso de um aluno com Síndrome de Asperger, a principal seria acreditar que ele tem potencial capacidade para aprender, será preciso saber que ele enxerga o mundo de uma forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo, e cabe a nós profissionais da educação não deixá-los ficar fora da escolae privado da convivência social.

Palavras-chave: Autismo, Síndrome de Asperger e Alfabetizar.

1. INTRODUÇÃO

Este presente artigo apresenta os conceitos e as principais duvidas sobre o que é sobre o que é o Autismo e a Síndrome de Asperger, quais as definições e qual é a melhor forma de alfabetizar uma criança que apresenta essa síndrome citada anteriormente

Tem comoobjetivo fazer com que os profissionais da educação de todos os níveis possam se especializar cada vez mais diante desse assunto, para que consigam diagnosticar algo errado com o desenvolvimento de seus alunos quando os mesmos venham ser considerados especiais.

Esta pesquisa demonstra que a falta de profissionais especializados e capacitados em educação especial, faz com que os mesmostenham dificuldades em se relacionar com seus alunos. A metodologia é através das pesquisas bibliográficas, pesquisas via internet e entre outros autores que serão citados no decorrer do trabalho.

A definição do Autismo ainda é insuficiente para que os profissionais da educação possam diagnosticar seus alunos, o pouco que se conhece diz que crianças diagnosticadas como autistas sãoaquelas que fazem parte de um grupo de pessoas com necessidades educativas especiais. Já a Síndrome de Asperger é um tipo de autismo, mas sem nenhum atraso no desenvolvimento da linguagem. É uma desordem pouco comum, seu diagnostico precoce é importante na prevenção do processo psicológico de crianças, sendo uma responsabilidade dos profissionais, especificamente dos professores e da equipe pedagógicadas escolas.

O artigo será dividido em três seções sendo elas: Definição do Autismo e Síndrome de Asperger; O desafio de alfabetizar uma criança com Síndrome de Asperger e por fim, as Considerações Finais.

2. DEFINIÇÃO DO AUTISMO E A SÍNDROME DE ASPERGER

O autismo infantil é definido como um transtorno agressivo, ele é caracterizado por atrasos no desenvolvimento dalinguagem, comportamentos repetitivos e a criança com autismo é identificada por volta dos 2 anos e 6 meses de idade e tem a chance de ser comprovada mais em meninos do que em meninas. Sabe-se também que alguns dos sintomas se alteram e outros podem amenizar-se e desaparecer com o tempo e até alguns poderiam surgir conforme o desenvolvimento da criança, pode ser encontrado no mundo todo e em famílias dequalquer classe social, racial e étnica.

De acordo com CAVALCANTE (2006 p.164) apud, Costa e Silva o conceito de inclusão deve estar contemplado no projeto pedagógico da escola. Atividades com esse propósito se encaixam no dia-a-dia dos professores e alunos e tendem a dar resultados a longo prazo.

Conforme as palavras de Teixeira (2006) o autismo é um transtorno invasivo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • síndrome de asperger
  • Sindrome de asperger
  • Sindrome de asperger
  • síndrome de asperger
  • síndrome de asperger
  • sindrome de asperger
  • sindrome de ASPERGER
  • Sindrome de Asperger

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!