Síndrome da mão alheia

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Síndrome da mão alheia
Desordem provocada por um trauma cerebral, este estranho mal faz com que a vítima perca o controle de uma de suas mãos, a qual cria “vida própria” e pode chegar a fazerqualquer coisa, desde gesticular a desabotoar os botões que a outra mão tenta abotoar.
Esta doença é também conhecida como “síndrome da mão anárquica ou alienígena”, por sua tendência a fazer sempre ocontrário o que a outra mão faz, ou também chamada “Síndrome do Dr. Strangelove”, devido ao personagem de Peter Sellers no filme homônimo. Ali a mão mecânica do protagonista alternava entre tentativasde estrangular-se ao mesmo tempo fazer saudações nazistas.
O paciente da síndrome pode sentir a mão, mas pode achar que não é parte de seu corpo e que não possui controle sobre seus movimentos(inclusive não é consciente do que sua mão realiza até que chama sua atenção). A única solução é mantê-la ocupada, por exemplo, sustentando algo – mas melhor que não seja o pescoço.
Ainda que possaparecer cômico a princípio, esta desordem é perigosa em muitos casos. São conhecidos depoimentos de pessoas que foram quase estranguladas por suas próprias mãos, ou receberam cortes de faca enquantopreparavam o jantar.
Acredita-se que esta síndrome resulte de uma luta de poder dentro da cabeça. O hemisfério esquerdo é o responsável por controlar os membros direitos, além de ser o local ondenormalmente situa-se a habilidade linguística. Já o hemisfério direito é o responsável por controlar os membros esquerdos, bem como a localização espacial e reconhecimento de padrões.
Comumente, ohemisfério esquerdo é o dominante, dando a palavra final nos atos desempenhados pelos seres humanos. Ou seja, foi observado que cada um dos hemisférios possui consciência separada e, consequentemente, vontadeprópria.

Existe cura ?
Embora não exista cura para esta condição, algumas medidas podem auxiliar no alívio dos sintomas, como, por exemplo, fornecer algum objeto para a mão alheia segurar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sindrome da Mão alheia
  • Vida alheia
  • Preguiças Alheias
  • A MAO
  • maos
  • maos
  • Mãos
  • Mãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!