Sílica Ativa (Resumo)

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
ALEXANDRE
Slide 24 – NORMA ABNT
ABNT NBR 13956
Esta norma (todas as partes) estabelece os requisitos e métodos de ensaios para o recebimento de sílica ativa destinada a utilização com cimento Portland em concreto, argamassa e pasta, bem como para emprego como adição durante a fabricação de cimento Portland.
Slide 25 – NORMA ABNT
Requisitos químicos e físicos:
A sílica ativa deveatender aos requisitos da Tabela 1:

Slide 26 – NORMA ABNT
Embalagem e marcação
A sílica ativa deve ser entregue em sacos, tambores, baldes, contêineres, ou a granel, sendo a embalagem condicionada às suas formas densificada, não densificada ou em dispersão aquosa.
Slide 27 – NORMA ABNT
Armazenamento em sacos
Os sacos de sílica ativa devem ser armazenados em locais secos e protegidos dasintempéries, para preservação da qualidade e para permitir fácil acesso à inspeção de cada lote.
As pilhas devem ser colocadas sobre estrados secos, com um mínimo de 10 cm de altura do solo e sem contato com as paredes do local de armazenamento. O empilhamento máximo deve ser conforme a orientação do fabricante.
Slide 28 – NORMA ABNT
Ensaios
O prazo decorrido entre a coleta da amostra e oinicio da realização dos ensaios no laboratório deve ser de no máximo de 30 dias, respeitadas as condições de armazenamento do produto.
Sugere-se a realização de ensaios laboratoriais relacionados à tecnologia do concreto, argamassa e pasta para otimização do teor a ser adicionado, visando atender aos requisitos das normas de especificação ou se adequar às necessidades específicas do projeto.
Slide29 – PESQUISAS COM SÍLICA ATIVA

Conforme estudos realizados por DAL MOLIN (1995), a adição de sílica ativa mostrou-se efetiva para fins de elevação da resistência do concreto. O aumento da resistência em concretos com 10 porcento de adição, comparativamente aos concretos de referência (sem adição), pode atingir até 16 porcento (figura 1).
DAL MOLIN (1995) também constatou que a adição desílica ativa propiciou um aumento médio de 3,6 porcento no módulo de deformação dos concretos, apresentando a mesma eficiência, qualquer que seja o nível da relação água/(cimento + sílica ativa) considerada (figura 2).
















Slide 30 - PESQUISAS COM SÍLICA ATIVA

Com relação à aderência aço/concreto, VIEIRA (1994) concluiu que a adição de 10% de sílica ativa, emconcretos com fator água/(cimento + sílica ativa) variando de 0,25 a 0,50, ocasiona um aumento médio de 15 a 20% na resistência de aderência em relação a concretos sem adições (figura 3).

Slide 31 - PESQUISAS COM SÍLICA ATIVA

O ensaio de penetração acelerada de íons cloreto foi conduzido por FORNASIER (1995) para avaliar a durabilidade de concretos com sílica ativa (figura 4).



Slide 32 -PESQUISAS COM SÍLICA ATIVA

WOLF (1991), em sua dissertação de mestrado, com o objetivo de avaliar o desempenho de concretos com adição de sílica ativa, realizou ensaios de permeabilidade, absorção total e carbonatação. A figura 5 apresenta os resultados obtidos para permeabilidade à água, conforme o método normalizado pela RILEM CPC 13.1.

Figura 5 - Profundidade de penetração de água sobpressão (WOLF, 1991).

Os dados apresentados na figura 5 indicam que tanto a diminuição da relação água/aglomerante como a adição de sílica ativa atuam na redução da profundidade de penetração de água. Para os teores de adição estudados, pode-se perceber que quanto maior é a relação água/aglomerante, maior é a eficiência da sílica ativa na diminuição da permeabilidade.

Slide 33 - PESQUISAS COMSÍLICA ATIVA

A resistência do concreto à ação de agentes químicos foi estudada por DAL MOLIN et al. (1996), empregando-se método acelerado, através de ciclos de imersão em solução agressiva e secagem em ambiente de laboratório. A figura 6 apresenta os resultados obtidos para concretos com relações água/aglomerante 0,37 e 0,59 com 0 e 6% de adição de sílica ativa, submetidos a soluções de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Micro-sílica ou Sílica Ativa
  • sílica ativa
  • Silica ativa
  • Silica ativa
  • Sílica ativa
  • Sílica ativa construção civil
  • Materiais de construção
  • O uso da sílica ativa na fabricação de blocos de micro concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!