São Tomé e Príncipe

Páginas: 7 (1732 palavras) Publicado: 26 de janeiro de 2015





São Tomé e Príncipe






Sistema Geopolítico São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe é um arquipélago formado por duas pequenas ilhas no Golfo da Guiné, habitada desde o século 15 pelos grupos étnicos africanos deportados pelo Português para trabalhar nas áreas de açúcar, café e cacau - o último do país tem sido, no século no ano passado, o maior exportador do mundo.
OPortuguês aboliu a escravidão em 1876, mas os proprietários mantiveram o trabalho Africano em um sistema de trabalho forçado até 1975, quando São Tomé e Príncipe tornou-se um estado independente. A luta pela independência começou na década de cinquenta com a explosão de conflitos sociais e protestos em massa contra os colonizadores, muitas vezes violentamente reprimidas pelos ocupantes. Naqueles anos,ele formou o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (Mlstp), com base de operações no Gabão, país Africano Equatorial mais próxima das duas ilhas. O Mlstp ele completou sua luta em 1974, quando o Acordo de Argel, assinado pelo Movimento e pelas autoridades portuguesas sancionada a soberania de São Tomé e Príncipe.
Desde meados dos anos setenta, o país embarcou em um caminho de reformas coma nacionalização da atividade agrícola. A situação política dificilmente poderia, em vez de normalizar e contrastes entre Manuel Pinto da Costa e Miguel Trovoada, eleito respectivamente presidente e primeiro-ministro após a conquista da independência, em 1978, resultou em uma tentativa de golpe frustrada graças ao apoio de tropas angolanas. Trovoada, acusado de ter participado na preparação dogolpe, foi forçado ao exílio em França, de onde ele estaria de volta em 1991 para correr e ganhar a eleição presidencial (o atual primeiro-ministro Patrice Trovoada é filho de Miguel) chamado após a promulgação de uma nova Constituição (1990). A reforma constitucional sancionada a criação de um sistema multipartidário e a eleição direta por sufrágio universal do presidente da República. Política
Aolongo das duas últimas décadas São Tomé e Príncipe sofreu golpes mais tentado (a última em 2009), algumas das quais estão concluídas, mas dobrado em um curto espaço de tempo, devido à pressão política dos países doadores.
A falta de uma estrutura econômica sólida e consequente dependência de doações da comunidade internacional parecem ser características da economia são-tomense. Precisamente porcausa da dependência da ajuda internacional ao país durante os anos noventa, no ápice da crise econômica, a contar para a 60% das doações estrangeiras, produzindo uma dívida externa que tocou os 270 milhões dólar (cinco vezes o PIB) e alimentação novas tensões sociais. dados econômicos.
Em 2007 vimos claramente pelo Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 90% de sua dívidaexterna e início dos anos 2000 descobriu importantes reservas de hidrocarbonetos no mar, que poderia reavivar a economia nacional impulsionado principalmente pelo turismo. Em 2004, São Tomé e Príncipe e a Nigéria iniciaram uma colaboração que visa a construção de plataformas de petróleo e no ano seguinte assinou acordos com empresas internacionais para a exploração do fundo do mar. Em 2009, alémdisso, os dois países criaram uma força militar conjunta para patrulhar as operações marítimas de petróleo off-shore.
Economia
São Tomé e Príncipe é um país exportador de cacau, copra, café, banana e óleo-de-palma. A maior parte dasimportações é constituída por produtos manufaturados (cerca de 45%) e bens alimentares (30%). A Holanda, Portugal,a Alemanha e Angola são os principais parceiros comerciais de São Tomé e Príncipe. A ajuda de organismos das Nações Unidas e a cooperação de países ocidentais têm sido preciosas para assegurar as necessidades básicas da população epermitir algum desenvolvimento.É provável que a recente descoberta de petróleo no golfo da Guiné venha a terrepercussões na economia do país.
Literatura de São Tomé e Príncipe
A evolução social de São Tomé e Príncipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • São tomé e principe
  • Solidão de são tomé e principe
  • São Tomé e principe
  • Literatura de são tomé e princípe
  • São tome e principe
  • São tomé e príncipe
  • São tomé e príncipe
  • a historia de sao tome e principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!