São Tomás de Aquino

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 13 de março de 2014
São Tomás de Aquino: um dos principais filósofos da Idade Média (1225 – 1274)

Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia. É considerado um dos principais representantes daescolástica (linha filosófica medieval de base cristã).

O Aquino propõe reconciliar criticamente a fé e a razão, escolhendo como instrumento o aristotelismo. Por todavia, Aquino diferente de Aristótelespropõem uma nova síntese e articulações nos seus alcances.
Tomas acreditava que a razão se alia a fé, ou seja, a razão pode prestar um grande auxílio à fé, seja para demonstrar coisas que são preâmbulosda mesma, seja para ilustrar, por meio de semelhanças e dessemelhanças, as coisas que pertencem à fé; seja para opor-se às coisas que são ditas contra a fé.
A razão somente aufere o conhecimento dascoisas a partir da experiência sensível, ou seja é da apreensão concreta pelos sentidos das coisas que surge o conhecimento racional.O homem vale-se de sua razão em sua vida pratica em função de suasexperiências sensoriais. Neste sentido se diz que a razão pratica é o instrumento de que se vale o homem para o alcance de fins.A ética, portanto, consite por meio desta razão pratica, discernir o maldo bem e fazer o escolhido mediante vontade.
Tomás de Aquino se posiciona em face de conceitos éticos, para afirmar que a justiça é uma virtude, ou seja, a justiça é a virtude que ordena o homem aooutro e que faz com que se deva respeitar sempre tal alteridade, porque cada homem é um outro,portanto, uma pessoa.
Sob este ponto : “A justiça se baseia pura no direito e não o direito na justiça.”,aquino acreditava que antes de haver justiça deve haver direitos que garantem a justiça para cada individuo. Portanto, antes vem o Direito de cada cidadão para depois a virtude da justiça agir.
Trêsaspectos que se integram na virtude cardeal da justiça: O objeto da justiça é o direito, ou seja, o que é exigível, o que é devido (unicuique suum); A justiça faz relação a outro, por isso, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • São tomás de aquino
  • sao tomas de aquino e averrois
  • Gnosioligia de são tomas de aquino
  • São Tomas de Aquino
  • Sao tomas de aquino
  • São tomás de aquino
  • são tomas de aquino
  • Sao tomas de aquino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!