ryftyu876

769 palavras 4 páginas
Angola
Bandeira:

História:
Os habitantes originais de Angola foram caçadores coletores khoisan dispersos e pouco numerosos. A expansão dos povos Bentes, chegando do Norte a partir do segundo milênio, forçou os Khoisan a recuar para o Sul onde grupos residuais existem até hoje em Angola na Namíbia e no Botsuana.
Os Bantis eram agricultores e caçadores, sua expansão a partir da África Centro-ocidental se deu em grupos menores, que se se localizavam de acordo com as circunstâncias politicas-econômicas e ecológicas. Entre os séculos XIV e XVI, uma série de reinos foi estabelecida, sendo o principal o Reino do Congo que abrange o Noroeste da Angola de hoje e uma faixa adjacente da Republica Democrática do Congo e do Gabão; a sua capital situa-se em Banza Kango e o seu apogeu se deu durante os séculos XIII e XIV. Outro reino importante foi o Reino do Ndongo, constituído naquela altura a Sul, Sudeste do Reino do Congo. No nordeste da Angola atual, mas com o seu centro do Sul do atual Republica Democrática do Congo, constitui-se, sem contato com os reinos através referidos, o Reino da Lunda.
Em 1482 chegou à foz do Rio Congo uma frota portuguesa, comandada pelo navegador Diogo Cão que imediato estabeleceu relações com o reino do Congo. Este foi o primeiro contato com os europeus habitantes do território hoje abrangendo por Angola, contato este que viram a ser determinante para o futuro deste território e das suas populações.

Localização:
Angola é um país situado na África Austral, que tem as seguintes fronteiras: Norte (os dois Congos), Sul (Republica da Namíbia), Oeste (Oceano Atlântico), Este (Republica da Zâmbia).

Língua Oficial:
Português, umbundu, ki Kongo, chokwe-funda, Kioko-lunda, kimbundu.

Clima:
O clima é tropical seco, com uma temperatura média de 26°C.

Meio Ambiente:
O meio ambiente é excessivo uso de pastagens e erosões dos solos, atribuíveis a pressões populacionais; atribuível a pressões populacionais;

Relacionados