ryfg

1129 palavras 5 páginas
Ismael Nery - Biografia
Ismael Nery nasce em Belém no dia 09 de outubro de 1900. Ainda na infância, muda-se para o Rio de Janeiro. Tudo indica que se aproxima das artes na juventude. Provavelmente, freqüenta a Escola Nacional de Belas Artes – Enba, entre 1915 e 1916, mas não se adaptou ao caráter acadêmico do curso. Nesse período, dedica-se à cópia em gesso de esculturas da Antigüidade greco-romana e, por meio delas, desenvolve interesse pela figura humana, tema que iria tomar a maior parte de suas inquietações artísticas. Na Enba faz aulas com Henrique Bernardelli (1858 – 1936), cujos incentivo e elogios o animam a seguir estudando arte.
Em 1920, Nery vai a Paris para estudar. Permanece na Académie Julian por três meses nesse período em que aparecem as influências expressionistas, já com o traço pessoal dramático que iria marcar sua obra. Na Europa entra em contato com o modernismo. Examina os quadros de artistas cubistas como Pablo Picasso, Georges Braque, André Lhote, Fernand Léger e Jean Metzinger . Durante a sua permanência, pode conhecer boa parte da tradição artística do velho continente. Além da Escola de Paris, tem grande interesse pelo expressionismo alemão. Na Itália conhece as obras dos mestres do Renascimento e torna-se admirador da pintura do período. Devota-se, sobretudo, a Ticiano, Tintoretto, Paolo Veronese, Michelangelo Buonarroti e Rafael. Tem interesse também por artistas italianos modernos, como Giorgio de Chirico.
Ao voltar para o Brasil, em 1921, é nomeado desenhista na seção de Arquitetura e Topografia da Diretoria do Patrimônio Nacional, órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Lá conhece o poeta Murilo Mendes, um dos seus grandes incentivadores, responsável pela preservação da memória e da obra de Nery – muitas vezes recuperava os desenhos do amigo artista da lata do lixo. O poeta conheceu a fundo a personalidade e o sistema filosófico que Nery criou, o Essencialismo, baseado na abstração do tempo e do espaço e na preservação

Relacionados

  • Resumos.. e ciencias..
    871 palavras | 4 páginas
  • estrutura de mercado do Rio Grande do Sul
    6377 palavras | 26 páginas