rxmax

351 palavras 2 páginas
PODER, ESTADO E CONTROLE SOCIAL.

Controle Social é um dos meios que aplica a sociedade para pressionar o indivíduo a adotar um comportamento conforme os valores sociais, desta forma, garantir a convivência pacífica. Tudo aquilo que influencia o comportamento dos membros da sociedade, pode ser entendido como controle social.
Para a sociologia de forma técnica o controle social é definido como: “qualquer influência volitiva dominante, exercida por via individual ou grupal sobre o comportamento de unidades individuais ou grupais, no sentido de manter-se uniformidade quanto a padrões sociais” (Souto e Souto, 2003, p. 187-188).
“Controle Social é qualquer meio de levar as pessoas a se comportarem de forma socialmente aprovada” (Vila Nova, 1999, p.99). Eis que indica todo o processo de socialização que orienta o indivíduo, integrando-o a valores e aos padrões de comportamento social.
Controle Social tem haver com Poder e dominação política, que criam determinada ordem social e integram os indivíduos nela.
“O individuo socializado aprende a desempenhar um papel, pois isso lhe propicia vantagens sociais e lhe permite evitar conflitos com os demais”. Sem a socialização não teríamos sociedade organizada segundo regras e sim simplesmente um conjunto de pessoas vivendo em contínuos conflitos. CONTROLE SOCIAL:
1.
a) Orientação – Ex: Novelas que explicam casos sociais se posicionando. Tráfico de Pessoas.
b) Fiscalização – Batida policial em busca de drogas.
2. Pode ser difuso-fiscalização do comportamento de todos
Localizado – controle intenso dos grupos marginalizados ou rebeldes que apresentam comportamento anúncio
3. O controle Social diferencia-se com relação aos seus agentes (fiscalizadores). O controle pode derivar dos órgãos estatais ou da sociedade em geral (pressão exercida pela opinião pública, família, ambiente de trabalho).
4. O Controle Social pode operar diretamente sobre indivíduos ou indiretamente, sobre instituições sociais- O MEC influi

Relacionados

  • MEDIDAS ELÉTRICAS
    23880 palavras | 96 páginas