Ruy ohtaka

3409 palavras 14 páginas
1 INTRODUÇÃO

Ruy Ohtake, um dos arquitetos mais reconhecidos em nosso país e fora dele também, pois tem uma personalidade própria de fazer suas obras, é admirado não só por pessoas leigas, como também por vários Grandes Arquitetos.
Uma de suas grandes obras aqui no Pais é o Hotel Unique, onde neste trabalho, será analisado desde sua Forma estrutural, até sua forma conceitual.
A arquitetura do Hotel Unique é realmente única, também são únicos muitos dos elementos desenhados, projetados e construídos com engenhosidade para esta obra.
Das fachadas revestidas com lâminas de cobre ao túnel translúcido que conduz à cobertura e às soluções de fechamentos de vãos de portas e janelas, tudo no Unique tem personalidade própria.

2 O ARQUITETO RUY OHTAKE
Nasceu em São Paulo em 1938. Formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo em 1960.
Filho primogênito da artista plástica Tomie Ohtake e do agrônomo Alberto Ohtake (falecido em 1961).
É reconhecido tanto no cenário nacional, como no internacional, como um dos proeminentes arquitetos, cuja obra tem sido referência, além do motivo de estudos e análises para trabalhos de graduação e pós-graduação de estudantes brasileiros e europeus.
Ruy Ohtake foi casado com a atriz Célia Helena, falecida em 1997, com a qual teve sua primeira filha, Elisa, atriz. Depois, se casou com a arquiteta Sílvia Vaz e teve seu segundo filho, Rodrigo, também arquiteto.
No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.
São suas características, a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e urbano, com esse amor pelas curvas, pela criatividade, pelo espetáculo arquitetural que o faz um

Relacionados