Rutilismo, tudo sobre.

782 palavras 4 páginas
POR QUE OS RUIVOS TÊM SARDAS?
Para uma pessoa nascer ruiva, é necessário ocorrer uma mutação genética nos receptores de melanocortina-1 (ou MC1R), responsáveis pela produção de melanina. Como há o aumento da concentração de melanina em algumas partes do corpo, surgem as manchas chamadas sardas, que sempre foram polêmicas, mas são cada vez mais aceitas.
SEMELHANÇA ENTRE PAIS E FILHOS NEM SEMPRE ACONTECE
Pais com cabelos escuros ou loiros gerarem uma criança ruiva é mais normal do que parece. Como o gene que define o rutilismo é recessivo, ele pode não se manifestar externamente, então quando uma pessoa que tem o gene, mas não é ruiva, encontrar uma outra na mesma situação, o bebê pode nascer com as madeixas vermelhas. Sendo assim, podem se passar gerações de morenos e loiros até que nasça um ruivo na família.
RUIVOS SENTEM DOR DE UMA FORMA DIFERENTE
Uma pesquisa desenvolvida pelo anestesiologista americano Daniel Sessler da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, revelou que em ruivos anestésicos fazem menos efeito e por isso a dor pode ser maior na cadeira do dentista ou na hora de tomar pontos. O estudo constatou que nessas pessoas são necessárias doses até 20% maiores de anestesia para alcançar os mesmos efeitos dos outros pacientes.
Segundo o site sciencenordic.com, ruivos também são mais sensíveis ao frio, mas em contrapartida são resistentes à dor aguda na pele. Pesquisas com uma substância chamada capsaicina, responsável por produzir uma queimação que imita a dor quando injetada na pele, revelaram que pessoas com rutilismo não sentem tanto os efeitos do teste quanto as morenas ou loiras.
OS LOCAIS COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE RUIVOS
Apesar de formarem apenas 2% da população mundial segundo a revista National Geographic, os ruivos estão mais concentrados em alguns lugares do globo. O país com o maior percentual de pessoas com madeixas vermelhar é o Reino Unido, especialmente a Escócia, com cerca de 13% da população. Apesar disso, o país com o

Relacionados