russia

Páginas: 3 (583 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Sites uteis caso falte algo: http://histoblogsu.blogspot.com.br/2009/07/o-imperialismo-na-america-latina-russia.html

É com a Dinastia Romanov (iniciada em 1613) que se inicia o grande processode "imperialização" da Rússia. Pedro, o Grande ou Pedro I da Rússia, derrotou a Suécia e na Grande Guerra do Norte forçando o inimigo a ceder partes do seu território.
A formação do Império Russo foifeita à custa da submissão de muitas outras nacionalidades, fracas demais para se oporem à "unificação" forçada feita pela aristocracia". Esse impulso conquistador, inerente ao próprio Estadoczarista, foi reforçado no século XIX pelas novas necessidades de mercado e de matérias-primas.
A expansão russa dirigiu-se para o Extremo Oriente, buscando a incorporação da Manchúria chinesa às suasfronteiras. Mas aí a Rússia esbarrou nos interesses dos ingleses e, principalmente, de uma nova potência imperialista que começava a ampliar suas pretensões na área: o Japão. Em 1905, russos e japonesesse enfrentaram numa guerra que modificou profundamente o futuro desses dois países.
Foi o segundo maior império contíguo e o terceiro maior império da história; a certo ponto, em 1866, se estendiada Europa do Leste, percorria toda a Ásia e chegava à América do Norte: no início do século XIX passou a ser o maior país do mundo, com um território que ia do oceano Ártico, no norte, ao mar Negro,no sul, e do mar Báltico, no oeste, ao oceano Pacífico, no leste.


A dominação russa na Ásia é bem anterior a das outras nações europeias. A dominação russa na China, no Afeganistão, Coréia,Pérsia não caracterizam o Imperialismo praticado pelos outros países. A Rússia era um país mais atrasado e não tinha capitais para exportar para outras regiões, ela mesmo era u escoadouro dos capitais daEuropa Ocidental, principalmente o capital francês. Trata-se, portando, de um Imperialismo menos sofisticado que os exercidos por Inglaterra, França, EUA e outros.

Porque o imperialismo russo é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Russia
  • Russia
  • Rússia
  • Rússia
  • Russia
  • A Rússia
  • Russia
  • russia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!