Russell

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Russell







Bertrand Russell













Pinhais, 24/03/14
Introdução.

Bertrand Arthur William Russell, 3º Conde Russell, foi um dos maisinfluentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX. Político liberal, ativista e um popularizador da filosofia, Russell foi respeitado por inúmeras pessoas como uma espécie de profeta da vidaracional e da criatividade. Durante sua longa vida, Russell elaborou algumas das mais influentes teses filosóficas do século XX, e, com elas, ajudou a fomentar uma das suas tradições filosóficas, aassim chamada Filosofia Analítica.





















Desenvolvimento.
Filosofia Analítica. Ela foi introduzida naInglaterra em 1912, para realizar pesquisas. Em 1922, a filosofia analítica cresceu e tornou-se preponderante no seio da filosofia inglesa. Os filósofos analíticos iniciais eram Frege, Russell, GeorgeEdward Moore e Ludwig Wittgenstein.
Pode-se dizer que, a princípio, a Filosofia Analítica caminhou por duas vertentes: o Positivismo Lógico e a Filosofia Linguística. Ambas com precedentes importantes. Opositivismo, oriundo do atomismo lógico criado por Bertrand Russell e da filosofia inovadora de Wittgenstein. A filosofia linguística, nascida de G. E. Moore, que sempre destacou a importância daanálise do senso comum e da linguagem cotidiana.
A lógica de Russell é basicamente uma proposta realista. No entanto, ao longo do seu longo percurso filosófico, Russell atenuou e chegou mesmo a negarparcialmente o seu realismo. Existem diferenças claras entre os princípios de matemática, sua obra de 1903, e os Principia Mathematica, de 1910. Na primeira obra, as classes são realidades objetivas, tãoreais como os indivíduos que as compõem; pelo contrário, na segunda, são considerados como “convenções simbólicas” ou “linguísticas”. Na primeira afirmava que “termo é qualquer entidade que possa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • russell
  • bertrand russell
  • Resumo Russell
  • Bertrand Russell
  • Russell Bertrand
  • bertrand russell
  • Paradoxo de russell
  • Russell t davies

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!