RUSCOSIDADE

1338 palavras 6 páginas
Rugosidade e rugosímetro.

Jaraguá do sul, 19 de novembro de 2014.

Introdução

Em muitas situações as superfícies das peças apresentam irregularidades quando observadas em detalhes.Estas irregularidades são provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre a superfície da peça.O acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de acoplamento das peças.O acabamento superficial é medido através da rugosidade superficial e como medimos a rugosidade,como funciona o rugosímetro neste trabalho iremos falar um pouco mais sobre esse assunto.

O que é rugosidade?
É o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos.A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos.
Ela influi na:
Qualidade de deslizamento
Resistência ao desgaste
Possibilidade de ajuste do acoplamento
Resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes
Qualidade da aderência que a estrutura oferece as camadas protetoras
Resistência a corrosão e a fadiga
Vedação
Aparência.

Superfície Geométrica
Superfície ideal prescrita no projeto,na qual não existem erros de forma e acabamento.Por exemplo: superfícies planas e cilíndricas, que sejam por definição “perfeitas”. Na realidade isso não existe,trata-se apenas de uma referência.

Superfície Real.
Superfície que limita o corpo e o separa do meio que o envolve. É a superfície que resulta o método empregado na produção. Por exemplo: Torneamento,retifica e ataque químico. Superfície que podemos ver e tocar.

Superfície Efetiva.
Superfície avaliada pela técnica de medição,com forma aproximada da real de uma peça. É a superfície apresentada e analisada no aparelho de medição. É importante esclarecer que existem diferentes sistemas de

Relacionados