ruiz-domènec, josé enrique. europa, las claves de su historia

26925 palavras 108 páginas
RUIZ-DOMÈNEC, José Enrique. Europa. Las claves de su história. Barcelona: RBA, 2012.

I
Com os olhos limpos
(312-622)
Um homem justo e firme não teme o rosto ameaçador do tirano, nem se alteraria mesmo se o universo inteiro ruísse. Horácio (65-8 a. C.), Odes.

A Europa é o resultado de uma mestiçagem de raças e culturas que teve lugar entre os séculos IV e VII. Este importante processo começou com a civilização pan-mediterrânea, conhecida como
Império Romano, em duas partes: a Ocidental que se dissipou em 476, quando Odoacro (c. 434-493) destronou o Imperador Rômulo Augústulo (c. 461-476), e a Oriental que tomou seu próprio caminho com a chegada de Heráclio (c. 575-641) ao trono de Bizâncio; e prosseguiu com a grande migração dos povos germanos, eslavos e húngaros, as chamadas “invasões bárbaras”.
O eixo horizontal que unia as colunas de Hércules com as terras do Oriente Próximo e o Mar de
Azov foi substituído por outro, que começava na altura de Edimburgo e terminava em Palermo, eixo noroeste-sudeste que resultaria crucial na história dos séculos seguintes. Como observá-lo? Sabemos que as estrelas são vigiadas com o telescópio, os insetos com a lupa, uma gota de água com o microscópio, mas os fatos históricos devem ser apreciados com olhos desnudos.
Essa é uma tarefa laboriosa, artesanal, ou, para expressar-me como Tucídides (460-400 a. C.), “o testemunho presencial de cada um dos sucessos nem sempre narra o mesmo acerca de ações idênticas, mas conforme as simpatias por uns e outros, ou conforme sua memória”.
Mudança de direção
A possibilidade de uma mudança de direção na história de Roma foi considerada uma incorreção política pelas elites dirigentes. Algumas profecias falavam do fim de sua civilização. Por exemplo, a das doze águias, na qual cada uma delas representava um século de história: Roma duraria doze séculos desde a fundação de sua cidade, ab urbe condita, que escreveu Tito Lívio (59 a. C. - 17 d. C.).1
Essas palavras,

Relacionados