RUGOSIDADE

Páginas: 4 (969 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
CONCEITOS SOBRE RUGOSIDADE:
As superfícies de peças apresentam irregularidades quando observadas em detalhes. Estas irregularidades são provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta queatuou sobre a superfície da peça.
A importância do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de ajuste entre as peças a serem acopladas, onde somente a precisãodimensional, de forma e de posição não é suficiente para garantir a funcionalidade do par acoplado.
O acabamento superficial é fundamental onde houver desgaste, atrito, corrosão, aparência, resistência àfadiga, transmissão de calor, propriedades óticas, escoamento de fluidos e superfícies de medição (blocos-padrão, micrômetros, paquímetros, etc.). O acabamento superficial é medido através darugosidade superficial, a qual é expresso em microns (m ou m).
No Brasil, os conceitos de rugosidade superficial são definidos pela norma ABNT NBR 6405-1985.
Tolerâncias de Acabamento Superficial -Rugosidade - 1 -

Fig. 6.1: Rugosímetro eletro-mecânico
A Fig. 6.2 mostra um resultado de uma medição real obtida através de um rugosímetro semelhante ao da Fig. 6.1.
Quando se mede a rugosidade, oinstrumento mostrará o perfil da peça composto da rugosidade e da ondulação.: • Ondulações ou textura secundária: É o conjunto das irregularidades repetidas em ondas de comprimento bem maior que suaamplitude. A freqüência destas ondas é pequena.
Rugosidade superficial ou textura primária: É o conjunto das irregularidades repetidas em ondas de comprimento semelhantes à sua amplitude. A freqüênciadestas ondas são bastantes elevadas.
Quando se mede a rugosidade, o aparelho mostrará o perfil composto da rugosidade e das ondulações, como mostra a Fig. 6.3 (Observe também a Fig. 6.2).

Fig. 6.3:Perfil da peça: Rugosidade + Ondulações
Para a medição da rugosidade, esta deve ser separada da ondulação e dos desvios macro-geométricos. Esta separação é realizada através da filtragem. Um filtro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rugosidade
  • Rugosidade
  • Rugosidade
  • RUGOSIDADE
  • Rugosidade
  • Rugosidade
  • rugosidade
  • Rugosidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!