rugosidade

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
Rugosidade
As superfícies de peças apresentam irregularidades quando observadas em detalhes. Estas irregularidades são provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre asuperfície da peça.
A importância do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a precisão de ajuste entre as peças a serem acopladas, onde somente a precisão dimensional, deforma e de posição não é suficiente para garantir a funcionalidade do par acoplado. O acabamento superficial é fundamental onde houver desgaste, atrito, corrosão, aparência, resistência à fadiga,transmissão de calor, propriedades óticas, escoamento de fluidos e superfícies de medição (blocos-padrão, micrômetros, paquímetros, etc.). O acabamento superficial é medido através da rugosidadesuperficial, a qual é expresso em microns (mm ou m).
No Brasil, os conceitos de rugosidade superficial são definidos pela norma ABNT NBR 6405-1985.
A rugosidade superficial é função do tipo de acabamento,da máquina-ferramenta ou do processo de fabricação utilizado. Na análise dos desvios da superfície real em relação à superfície geométrica (ideal, de projeto), podem-se distinguir os seguinteserros:
* Erros macro geométricos ou erros de forma: Podem ser medidos com instrumentos de medição convencionais.
* Erros micro geométricos: Podem ser medidos somente com instrumentos especiais tais comorugosímetros. Este instrumento pode ser ótico, a laser ou eletromecânico.

Representação de rugosidade
Simbologia: Norma ABNT - NBR 8404/1984
A Norma ABNT - NBR 8404 fixa os símbolos eindicações complementares para a identificação do estado de superfície em desenhos técnicos.














Rugosímetro
O rugosímetro é um aparelho eletrônico amplamente empregado na indústriapara verificação de superfície de peças e ferramentas (rugosidade). Assegura um alto padrão de qualidade nas medições. Destina-se à análise dos problemas relacionados à rugosidade de superfícies....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rugosidade
  • RUGOSIDADE
  • Rugosidade
  • Rugosidade
  • RUGOSIDADE
  • Rugosidade
  • Rugosidade
  • Rugosidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!